O segmento de picapes intermediárias vem crescendo no Brasil, e a Ford Maverick se posiciona como uma das opções mais robustas e modernas. Com a chegada da linha 2025, a picape recebeu mudanças significativas, tornando-se uma concorrente ainda mais forte para modelos como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana.
Será que a nova Ford Maverick 2025 tem o que é necessário para conquistar de vez o mercado brasileiro? Vamos analisar as principais mudanças!
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TRAÇÃO INTEGRAL NO HÍBRIDO: UM GRANDE DIFERENCIAL
Uma das maiores novidades é a introdução da tração integral (AWD) na versão híbrida. Essa era uma solicitação antiga dos consumidores, e a Ford finalmente atendeu.
Diferente do sistema de tração da Toyota, que utiliza um motor elétrico separado para o eixo traseiro, a Ford optou por um eixo conectado diretamente à transmissão, garantindo melhor distribuição de força. Essa mudança promete oferecer uma performance superior tanto no asfalto quanto em terrenos mais exigentes.
Outro destaque importante está na capacidade de reboque. Agora, a Maverick 2025 pode puxar até 1.814 kg, um aumento significativo para aqueles que utilizam a picape para transportar cargas ou reboques pesados.
INTERIOR ATUALIZADO E MAIS TECNOLOGIA
O interior da Maverick também recebeu uma repaginada importante. O destaque fica por conta da nova central multimídia de 13,2 polegadas, substituindo a antiga tela de 8 polegadas. Esse sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, eliminando a necessidade de cabos espalhados pelo console.
Além disso, a Maverick 2025 agora conta com:
- Sistema de câmeras 360 graus, facilitando manobras e estacionamento;
- Assistente de manutenção de faixa, para mais segurança em rodovias;
- Controle de cruzeiro adaptativo, reduzindo o cansaço em viagens longas;
- Reconhecimento de limite de velocidade, garantindo que você sempre esteja dentro dos padrões de trânsito.
Para os que buscam mais sofisticação, as versões Lariat e Tremor receberam um pacote ainda mais completo de assistência à condução, incluindo centralização de faixa e controle de velocidade inteligente.
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A VERSÃO ESPORTIVA: MAVERICK LOBO
Se você busca algo mais agressivo e voltado para desempenho nas ruas, a Maverick 2025 conta com uma nova versão chamada Lobo.
Essa versão traz um conjunto de rodas exclusivas de 19 polegadas, pneus esportivos e uma calibração especial para o motor 2.0 turbo. O visual também recebeu detalhes diferenciados, como para-choques redesenhados e uma grade dianteira com acabamento exclusivo.
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OS PREÇOS SUBIRAM, MAS A PICAPE CONTINUA COMPETITIVA
Com tantas novidades, era esperado que os preços tivessem um reajuste. Nos Estados Unidos, os valores iniciais ficaram assim:
- Maverick XL (híbrida, 191 cv) – a partir de US$ 26.650 (R$ 140 mil);
- Maverick XLT (híbrida ou 2.0 turbo de 238 cv) – a partir de US$ 25.050 (R$ 132 mil);
- Maverick Lobo (2.0 turbo) – a partir de US$ 35.255 (R$ 185 mil);
- Maverick Lariat (2.0 turbo) – a partir de US$ 37.290 (R$ 196 mil);
- Maverick Tremor (2.0 turbo e tração 4WD) – a partir de US$ 40.350 (R$ 212 mil).
Para quem deseja a tração AWD no híbrido, será necessário pagar um adicional de US$ 2.220 (R$ 13 mil). Já nas versões turbo, essa tecnologia já vem de série.
Uma mudança importante no motor 2.0 turbo foi a redução da potência de 250 cv para 238 cv, e o torque caiu de 39 kgfm para 38 kgfm. Segundo a Ford, essa alteração melhora a suavidade do conjunto mecânico e a eficiência energética, sem impactar de forma significativa o desempenho da picape.
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CONCLUSÃO: A RIVAL DA TORO FICOU AINDA MELHOR
Se você já achava a Maverick uma opção interessante no segmento de picapes intermediárias, a versão 2025 chega ainda mais equipada e competitiva.
Com mais tecnologia, uma capacidade de reboque aprimorada e a tão esperada tração integral no híbrido, ela se posiciona como uma rival de peso para a Fiat Toro, Chevrolet Montana e novas concorrentes que estão por vir, como a Volkswagen Tarok e o modelo da Renault baseado no protótipo Niagara.
Agora, resta saber: será que a nova Ford Maverick 2025 finalmente conquistará o público brasileiro?