Se você é fã de carros que fazem história, com design ousado e versátil, precisa conhecer o Novo Citroën Picasso Nouvelle. Ele é um conceito incrível que saiu da cabeça criativa dos designers do site Meistergarage. Este modelo é uma homenagem ao lendário Citroën Xsara Picasso, que não só encheu os olhos, mas também conquistou corações durante sua era de ouro no mundo das minivans.
Neste texto, vamos dar um mergulho profundo na história, conceito e as possibilidades que o Novo Xsara nos oferece, imaginando como seria esse carro se voltasse em 2026, todo moderninho e cheio de tecnologia. A gente vai falar do visual, do interior, das opções de motorização e até chutar um preço. E o melhor de tudo? Vamos fazer isso no estilo mais descontraído possível, como se estivéssemos trocando uma ideia boa. Pronto para essa viagem? Então bora lá!
De onde tudo começou: o legado do Citroën Xsara Picasso

Antes de falarmos do futuro, vamos olhar pra trás. O Citroën Xsara Picasso desembarcou no final da década de 1990 e logo se destacou por ser uma minivan que decidiu quebrar padrões. Com seu design arredondado, espaço interno prático e um conforto que apaixonou, não teve como não se destacar.
Quem não se lembrou daquele formato oval, dos bancos super confortáveis e do painel centralizado — uma ousadia para a época? O Xsara Picasso foi aquele carro que se destacou na multidão, chamando atenção e conquistando famílias em busca de algo que fosse além de uma simples van familiar.
Aos poucos, o modelo deu lugar a SUVs e crossovers que passaram a dominar o mercado. Mas o seu legado saiu intacto! E agora, é hora de dar um novo capítulo para essa história com o Novo Citroën Picasso Nouvelle.
O que rolou na casa do Garagem Master: o projeto Nouvelle
Ö Novo Citroën Picasso Nouvelle não é uma criação oficial da marca, mas sim uma brainwave de design da galera do Meistergarage, que se aventurou a imaginar como seria o grandioso retorno do Xsara com uma pegada moderna e cheia de ousadia.
Aqui, você vai ver um carro totalmente repaginado, mas que mantém o espírito do velho Xsara Picasso: um design audacioso, generosidade de espaço interno, foco na família e inovações em cada detalhe.
Esse conceito pensado para 2026 tem uma linguagem visual que mistura elementos de SUV, hatch e minivan de forma harmoniosa. O resultado? Um carro que faz você olhar duas vezes na rua – e com certeza vai querer dar uma volta nele.
Frente do Novo Citroën Picasso Nouvelle: Primeiro impacto!

Ö Frontdesign von Novo Citroën Picasso Nouvelle é realmente um dos pontos altos do projeto. A equipe do Garagem Master caprichou na frente, com linhas elegantes que exalam tecnologia e sofisticação.
Du faróis full LED afilados, conectados por uma barra luminosa que percorre toda a dianteira, formam um “V” com o logotipo modernizado da Citroën. As luzes diurnas estão com um design clean e os faróis de neblina ganham um toque de estilo com molduras em preto brilhante.
O capô foi esculpido suavemente pra dar aquele ar aerodinâmico e esportivo, sem perder a essência do modelo. O para-choque da frente tem entradas de ar que ajudam na refrigeração do motor e ainda adicionam um toque agressivo, porém chique.
O resultado disso tudo? Um visual coeso, tecnológico e super atual, que coloca o Picasso Nouvelle no mesmo patamar dos veículos europeus mais modernos da atualidade.
E a traseira? Confira a parte de trás do Novo Citroën Picasso Nouvelle!

A traseira do Novo Picasso Nouvelle também foi desenhada com todo carinho. As lanternas em LED tridimensionais formam uma assinatura visual única quando acionadas à noite, conectadas por uma faixa preta que dá aquele visual largo ao carro.
O porta-malas é super espaçoso e com abertura prática — perfeito para transportar bagagens, carrinhos de bebê ou as compras do mês. E a tampa traseira foi inclinada suavemente para melhorar a aerodinâmica e dar um toque esportivo.
E o difusor traseiro embutido no para-choque? Com acabamento fosco e detalhes cromados, ele dá um visual robusto e muito urbano, unindo elegância e utilidade.
Agora, vamos entrar no interior do Novo Citroën Picasso Nouvelle

Beim Betreten des Novo Citroën Picasso Nouvelle, você vai se sentir em um carro do futuro. O interior foi todo repaginado, com foco na ergonomia, tecnologia de ponta e na versatilidade que sempre foram características do Xsara.
Começando pelo painel 100% digital, que dispensa os instrumentos analógicos e vem com uma tela central de informações de 12,3 polegadas. No centro, uma segunda tela touchscreen de 13 polegadas traz um sistema de infoentretenimento de última geração, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio!
O volante multifuncional tem base reta e é revestido em couro ecológico, com comandos táteis iluminados. Os bancos são super confortáveis, com novas espumas de alta densidade e apoio lateral, garantindo mais conforto ainda nas longas viagens.
E o que não pode faltar? A modularidade do espaço interno! Os assentos traseiros são independentes e podem ser ajustados, reclinados ou rebatidos, criando uma superfície plana. E tem mais: dezenas de compartimentos inteligentes pela cabine, perfeitos para guardar tudo que você precisar.
Darüber hinaus ist die Picasso Nouvelle conta com teto solar panorâmico, luz ambiente em LED, ar-condicionado digital de duas zonas e acabamento caprichado com materiais recicláveis e detalhes metálicos.
Motorização e performance: um olhar no futuro de 2026
Como estamos falando de um conceito futurista, a galera do Meistergarage apostou em uma motorização moderna e sustentável. Assim, o Novo Citroën Picasso Nouvelle foi idealizado com duas versões principais:
-
Versão híbrida plug-in (PHEV) com motor 1.6 turbo a gasolina + motor elétrico, oferecendo uma potência combinada de 225 cv e autonomia elétrica de até 65 km.
-
Versão 100% elétrica (EV) com motor de 150 kW (204 cv), bateria de 62 kWh e autonomia estimada de 420 km no ciclo WLTP.
Ambas as versões vêm com transmissão automática de 8 marchas (na PHEV) oder câmbio eletrônico de uma marcha (na EV), tração dianteira e modos de condução adaptativos: Eco, Normal e Sport. Isso tudo garante um rolê bem gostoso!
E não para por aí! O carro estaria equipado com suspensão ativa, freios regenerativos, controle de estabilidade, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e sistema de estacionamento autônomo. É o carro perfeito para quem busca conforto, inovação e sustentabilidade, sem perder a sua personalidade!
Tecnologia a bordo: conectividade em alta

Outro destaque do Novo Picasso Nouvelle é o pacote tecnológico disponível. Olha o que ele teria:
-
Assistente virtual com inteligência artificial que entende os seus hábitos.
-
Head-up display colorido que projeta informações diretamente no para-brisa.
-
Premium-Soundsystem com 12 alto-falantes de encher os ouvidos!
-
Recarregamento por indução para smartphones, pra deixar tudo na palma da mão.
-
Espelhamento de câmeras 360 graus com visão noturna — perfeito pra manobras!
-
App de controle remoto que vai permitir travar, climatizar e localizar o carro!
Tudo isso faz da experiência de dirigir muito mais intuitiva e conectada, exatamente como a mobilidade futura pede!
Segurança em primeiro lugar: proteção para todos os passageiros
A equipe do Garagem Master também imaginou o Novo Citroën Picasso Nouvelle como um carrão super seguro, recheado com os melhores sistemas de assistência à condução:
-
Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas;
-
Monitoramento de ponto cego;
-
Alerta de tráfego cruzado traseiro;
-
Câmera de ré em alta definição;
-
Seis airbags pra garantir a proteção;
-
Estrutura com zonas de deformação programadas;
-
Isofix para cadeirinhas em todos os assentos traseiros.
Ou seja, você e sua família estariam sempre muito bem protegidos.
E o preço? Quanto custaria o Picasso Nouvelle?
E a grande pergunta é: quanto custaria o Novo Citroën Picasso Nouvelle se ele realmente chegasse às terras brasileiras em 2026?
Considerando a tecnologia e sofisticação que ele traria, o modelo híbrido plug-in poderia ficar na faixa dos R$ 230 mil, enquanto a versão 100% elektrisch poderia ser comercializada por volta dos R$ 270 mil, competindo com modelos como o BYD Song Plus, GWM Haval H6 e Peugeot e-2008.
Obviamente, tudo isso é uma especulação, já que o modelo é apenas um exercício criativo de design. Mas vamos sonhar, né?
Conclusão: um clássico com um toque futurista

Ö Novo Citroën Picasso Nouvelle não é só um carro-conceito: é a prova de que clássicos do passado podem ser resgatados, reinventados e levados para o futuro com estilo, inteligência e uma enorme dose de respeito pela sua essência.
Se você cresceu vendo o Xsara Picasso rodando por aí, oferecendo conforto e elegância para famílias, com certeza vai se emocionar ao imaginar esse retorno tão bem arquitetado pela equipe do Meistergarage.
E não se esqueça: todas as imagens e informações são parte de um exercício criativo de design, sem vínculo oficial com a Citroën. Mas se alguém da marca estiver lendo isso, por favor, façam isso acontecer!