Quando você pensa em caminhões pesados, a primeira imagem que vem à mente é de máquinas robustas e sem frescuras, certo? Mas a Hyundai resolveu dar um chacoalhão nessa ideia com o novíssimo Xcient, que finalmente aparece no mercado internacional após seis longos anos de hiato nas atualizações.
Esse não é um caminhão qualquer! Ele reflete a ousadia da Hyundai em trazer o mesmo espírito de inovação dos seus carros para a linha de veículos pesados. Ao analisar cada detalhe, você vai perceber que o novo Xcient pode provocar debates acalorados, mas, com certeza, não vai passar despercebido nas estradas!
Prepare-se para uma jornada por todos os aspectos do novo caminhão da Hyundai: design, interior, motorização, tecnologia, segurança e versões disponíveis. Assim, você vai entender por que ele é considerado um dos lançamentos mais audaciosos do setor.
Design polêmico: dos anos 90 com um toque futurista

A primeira impressão que o novo Hyundai Xcient deixa é visual, e aí ele já causa um impacto considerável. A marca decidiu investir na mesma linguagem visual polêmica que vemos em seus carros de passeio, como o Hyundai Kona und das Ioniq 5.
Na frente, os faróis em três linhas de LED remetem a produções futuristas dos anos 90. Essa vibe retrô-futurista é pouco comum entre caminhões, que geralmente preferem uma estética mais simples. A aparência ousada divide opiniões: alguns motoristas acham supermoderna, enquanto outros acham um tanto exagerada.
Ö Stoßstange acompanha a mesma linha dos faróis, com um design mais quadrado e robusto, que transmite força. E aquela nova grade frontal em formato “V”? Um destaque que traz o novo logotipo da Hyundai em alumínio bem no centro, reforçando a identidade da marca.
Já na lateral da cabine, a Hyundai preferiu manter as linhas tradicionais, garantindo um toque de familiaridade para quem já dirigia o Xcient anterior. Mas a diferença entre a frente futurista e as laterais mais convencionais é bem óbvia!
Esse contraste é intencional: a Hyundai quer mostrar que a inovação está aí, mas sem esquecer as raízes do modelo.
Interior tecnológico e super confortável

Quando você entra no novo Xcient, a primeira coisa que percebe é que o objetivo não é só transportar cargas, mas também criar um ambiente moderno e funcional para o motorista. Afinal, quem passa horas ou até dias dentro de um caminhão sabe que o conforto é essencial!
A primeira novidade que chama a atenção é o painel digital de 12,3 polegadas, que saiu da era analógica e agora pode ser totalmente personalizado para mostrar informações de condução, consumo, autonomia e status do veículo.
Ao lado, outra tela de 12,3 polegadas serve como central multimídia, com tudo que você precisa: conectividade, navegação e integração com smartphones. Esse conjunto transforma a cabine em um verdadeiro “cockpit digital”, algo bem raro no mundo dos caminhões.
Mas a Hyundai não parou por aí. Entre os novos itens de conveniência, você encontra:
- Retrovisores digitais opcionais, trocando espelhos convencionais por câmeras de alta resolução.
- Carregador de celular por indução de 10 W, perfeito para longas jornadas.
- Entradas USB tipo C, rápidas e práticas.
- Chave com sensor de presença, dispensando a chave física.
- Freio de mão elétrico, que substitui a tradicional alavanca.
- Geladeira integrada, essencial para as viagens longas.
- Câmera de ré no cavalo mecânico, que ajuda nas manobras.
- Digitale Klimaanlage para melhor controle da temperatura.
- Mesa retrátil no banco do passageiro, permitindo que você trabalhe ou coma no caminho.
Com esse verdadeiro pacote de conforto, fica claro que a Hyundai quer transformar a experiência do motorista em algo bem próximo ao conforto de um carro de passeio.
Motorização: três opções de potência para cada necessidade

Se por fora o novo Xcient causa polêmica, por baixo do capô a história é diferente. A Hyundai oferece três faixas de potência, com motores potentes desenvolvidos para atender diferentes perfis de trabalho:
- Motor 10 litros
-
Motor 12,7 litros
- 520 cv
- 235 kgfm de torque
- Disponível com transmissão manual ZF de 16 velocidades oder automatizada EATON de 9 velocidades.
- Essa é a opção mais equilibrada, perfeita para rotas longas e variadas.
- Motor 540 cv
Com essas três opções, você pode escolher o nível exato de potência necessário para a sua operação, sem abrir mão da eficiência.
Versões disponíveis: cavalo mecânico, Dump e Cargo

Outro ponto positivo é a variedade de configurações de carroceria que a Hyundai oferece. Em vez de lançar uma infinidade de versões, a marca optou por apenas três principais:
-
Cavalo mecânico
- Configurações: 4×2, 6×2 e 6×4
- Motores: 12,7 litros
- Ideal para longas distâncias com cargas de diferentes tamanhos.
-
Dump (basculante)
- Configurações: 6×4 para 15 toneladas Es ist 8×4 para 25,5 toneladas
- Perfeito para obras e mineração, sobrevivendo em terrenos mais pesados.
-
Cargo (semipesado 10×4)
- Configurações: 6×4, 8×4 e 10×4
- Destaque para a versão 10×4, mit dois eixos direcionais Es ist três eixos traseiros em tandem, garantindo maior capacidade de carga e estabilidade.
Essas opções tornam o Xcient versátil, atendendo desde transporte rodoviário de longa distância até operações mais pesadas nas obras.
Segurança de última geração

Dirigir um caminhão de 40 toneladas não é brincadeira, e a segurança aqui não é apenas um detalhe, mas uma necessidade crucial. Por isso, a Hyundai se esforçou e incluindo um pacote de tecnologias de segurança ativa e passiva que rivaliza com as que vemos em carrões de luxo.
Entre os principais recursos, estão:
- Assistência para prevenção de colisões frontais, com detecção de pedestres e ciclistas.
- Aviso de colisão
- Alerta de risco de colisão no ponto cego, principalmente em baixas velocidades.
- Aviso de colisão traseira ao mudar de faixa, um diferencial para veículos grandes.
- Faróis inteligentes, que se ajustam automaticamente com a iluminação externa.
Além disso, o caminhão tem:
- Controle de cruzeiro inteligente com função stop-and-go, disponível nas transmissões automatizadas.
- Controle de cruzeiro baseado em navegação, adaptando a velocidade em curvas e descidas.
- Assistência para condução em rodovias, para aliviar o cansaço do motorista.
- Função auto hold, que mantém o caminhão parado em aclives sem precisar segurar o freio.
Esses recursos aumentam a segurança do motorista, da carga e de todos ao redor, minimizando riscos de acidentes e otimizando a condução.
Tecnologia e inovação: caminhão do futuro

O novo Xcient é mais do que apenas um caminhão de carga; ele representa a transformação tecnológica do transporte rodoviário. Com telas digitais, retrovisores por câmeras, conectividade de ponta e assistentes de condução, a Hyundai está se posicionando na vanguarda do setor.
Ainda tem mais: a marca já trabalha na versão Xcient Fuel Cell, movida a hidrogênio. Mais de 250 unidades já foram comercializadas, principalmente na Europa, e espera-se que essa tecnologia chegue também ao novo modelo. Embora a Hyundai ainda não tenha confirmado datas, é bem possível que vejamos versões híbridas ou elétricas do caminhão futuramente.
Brasil: vai chegar?

Você deve estar se perguntando: o novo Hyundai Xcient vai ser vendido no Brasil?
Por enquanto, a resposta é não. A Hyundai não anunciou planos de trazer o caminhão para o nosso mercado, o que se deve a fatores como a concorrência forte de marcas tradicionais (Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Iveco e MAN) e a necessidade de adaptar o modelo para o diesel brasileiro.
No entanto, se a Hyundai quiser aumentar sua participação global, não dá para descartar que, no futuro, o Xcient possa aparecer por aqui, especialmente com a tendência de transporte sustentável e o avanço da tecnologia a hidrogênio.
Conclusão: vale a pena apostar no novo Xcient?

Ao olhar todos os detalhes, você percebe que o novo Hyundai Xcient é um caminhão feito para se destacar e inovar. O design futurista pode dividir opiniões, mas, sem dúvida, coloca o modelo em evidência. O interior tecnológico, as opções de motorização, as versões versáteis e os recursos de segurança fazem dele um jogador forte no mercado internacional.
Se você valoriza inovação, conforto e segurança, o Xcient tem tudo para ser a escolha certa. Mas, se o que você procura é tradicionalismo e simplicidade, talvez esse não seja o caminhão ideal.
No final das contas, a Hyundai está mandando uma mensagem clara: o futuro do transporte de cargas precisa ser tecnológico, eficiente e seguro. E o novo Xcient é o reflexo dessa visão.