O Fiat 147 é tipo o superstar dos carros brasileiros. Como o primeiro carro fabricado pela Fiat no Brasil, ele chegou com tudo, trazendo um monte de inovações, como a tração dianteira e motor transversal, que fazem o interior ser super espaçoso. Mas a cereja do bolo rolou em 1978, quando a Fiat lançou a versão focada no trabalho: o Fiat 147 Furgoneta.

Apresentado no XI Salão do Automóvel e Autopeças de São Paulo, esse modelo deixou todo mundo de boca aberta com seu conceito genial. Era basicamente um hatchback virado num furgãozinho, perfeito e econômico para pequenos empreendedores dando um rolê nas áreas urbanas.

Um parceiro top para o trabalho

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O Fiat 147 Furgoneta não só mantinha as mesmas proporções do hatch, mas também dava um jeito de abrir mão do banco de trás e ganhava um assoalho plano, o que aumentava muito sua capacidade de carga. O porta-malas original, que tinha 352 litros, pulava para 1.160 litros, o que significava espaço de sobra para carregar até 420 kg de carga. Para deixar o visual mais profissional, os vidros laterais e traseiros eram trocados por chapas de aço.

Com um motor FIASA 1050 a gasolina, o bicho entregava 57 cv de potência SAE (48 cv ABNT) e 7,9 kgfm de torque. Nos testes da época, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 19,47 segundos e dava uma velocidade máxima de 136 km/h. E o consumo? Era uma mão na roda: 10,2 km/l na cidade e até 15,8 km/l na estrada.

A evolução e o bicho etanol

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1979, o Fiat 147 ficou famoso como o primeiro carro do mundo movido a etanol. O novo motor FIASA 1300 a álcool oferecia uma potência de 62 cv e 11,53 kgfm de torque, fazendo a fera acelerar de 0 a 100 km/h em 18 segundos e atingir uma velocidade máxima de 139 km/h. A versão etanol também chegou para a Furgoneta, ajudando na eficiência e aliviando o bolso de frotistas e pequenos comerciantes.

A Fiat jogou pesado para divulgar o 147 Furgoneta. Criaram um programa de assistência técnica com 30 unidades do modelo rodando pelo Brasil, treinando mecânicos e atendendo os clientes. Essa jogada ajudou a ganhar a confiança do povo, em um tempo em que a marca ainda estava se estabelecendo no Brasil.

O legado do 147 Furgoneta

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O Fiat 147 Furgoneta rapidamente se tornou o “carro do trampo” preferido de empresas de telefonia, fornecimento elétrico e pequenos comerciantes. Ele se destacava por ser econômico, ágil e de fácil manutenção. Em 1981, ganhou uma repaginada com a frente “Europa”, mas sem perder a essência de ser um trabalhador duro.

Mesmo com a chegada do Fiat Fiorino em 1981, que oferecia um espaço de carga ainda maior, o 147 Furgoneta continuou firme e forte até 1987, quando foi aposentado em favor do Uno Furgão. No total, saíram das linhas de produção 12.719 unidades, muitas delas tão usadas que hoje são verdadeiras relíquias entre os colecionadores.

Conclusão

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O Fiat 147 Furgoneta deixou sua marca como o primeiro hatch transformado em furgão no Brasil, trazendo um conceito totalmente novo num lugar onde carros de carga compactos eram coisa rara. Isso ajudou a Fiat a se firmar de vez no mercado? Com certeza! Hoje, encontrar um 147 Furgoneta em boas condições é um desafio e tanto, tornando ele uma relíquia digna de respeito para os fãs de carros clássicos.

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