Quando falamos de picapes médias, a galera rapidamente pensa na Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Mas, olha só, uma nova concorrente está de olho no Brasil e promete dar uma balançada nesse mercado tão acirrado. É a Chery Himla, que já está fazendo sucesso no Uruguai e tem planos de começar a ser produzida em Anápolis (GO) nos próximos anos.
Neste artigo, vamos explorar tudo o que já sabemos sobre essa novidade: versões, preços, motorizações, equipamentos, dimensões, design e o que podemos esperar da sua chegada ao Brasil em 2026.
Então, se prepara para conhecer a Himla e ver se essa picape pode ser a sua próxima escolha se você está em busca de um veículo parrudo, cheio de tecnologia e que promete opções híbridas e elétricas futuramente.
O que vem por aí com a Himla

A Chery já não é uma desconhecida por aqui. Desde que uniu forças com o grupo CAOA, a marca vem fazendo bonito com SUVs como o Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, além do compacto Arrizo 6. Agora, a vez de entrar na briga das picapes médias chegou.
No Salão de Pequim de 2024, a Chery anunciou oficialmente a intenção de lançar uma picape que venha competir com as líderes de mercado. A ideia é produzir aqui no Brasil para manter os preços lá embaixo.
Enquanto isso, o Uruguai já recebeu a Himla, que serve como um gostinho do que está por vir nas concessionárias brasileiras.
Produção no Brasil: novidades

Segundo o UOL, a produção da Himla no Brasil deve começar entre o final de 2025 e o início de 2026. A produção será na fábrica de Anápolis (GO), que já é conhecida por seus modelos.
A ideia é ousada: oferecer versões a diesel, além de híbridas plug-in, algo que ainda não temos entre as picapes médias no Brasil. Isso pode ser um trunfo nesse mercado dominado por motores a diesel.
Ainda não temos uma data oficial de lançamento, mas a expectativa é que o grande dia aconteça em 2026, talvez no primeiro semestre.
Versões e preços no Uruguai
No Uruguai, a Himla chegou em três versões diferentes, todas com o mesmo motor 2.3 turbodiesel, que entrega 161 cv e 42,8 kgfm de torque. É uma escolha mais conservadora, pois em potência ela fica atrás de muitos rivais.
As opções por lá são:
- Versão de entrada:
- Versão intermediária:
- Versão topo de linha:
Quando você compara esses preços no Brasil, dá pra ver que a Himla pode se posicionar de forma bem competitiva, principalmente se a produção local ajudar a baixar os custos.
A briga com a concorrência
No quesito desempenho, a Himla entrega menos de 200 cv, ficando atrás de modelos como:
- Ford Ranger 2.0 turbodiesel, com 170 cv
- Toyota Hilux 2.8 turbodiesel, com 204 cv
- Chevrolet S10 2.8 turbodiesel, com 200 cv
- GWM Poer 2.4 turbodiesel, com 184 cv
Ou seja, ela se alinha mais às versões de entrada dos concorrentes, como a Ranger 2.0. No entanto, pode compensar essa desvantagem com preços mais acessíveis, bons equipamentos e versões eletrificadas no futuro.
Design: mantendo o conceito de 2024

Visualmente, a Himla está bem fiel ao conceito apresentado no Salão de Pequim 2024.
Nos detalhes da frente, você encontra:
- Faróis em LED divididos com DRLs estreitos na parte superior e faróis principais logo abaixo.
- Grade dianteira robusta, com o nome Chery em destaque.
Na traseira, o estilo mantém a linha imponente:
Essa estética reforça a ideia de robustez e modernidade, alinhando a Himla ao que você já vê em concorrentes como a Ford Ranger e a GWM Poer.
Dimensões e capacidade de carga
As medidas da Himla a colocam na mesma liga das rivais:
- Comprimento: 5,33 m
- Largura: 1,92 m
- Altura: 1,89 m
- Entre-eixos: 3,23 m
A capacidade da Himla destaca-se, porém, é de apenas 650 kg, o que é relativamente baixo para uma picape a diesel. A maioria dos modelos desse segmento oferece em torno de 1.000 kg. Isso pode ser um ponto fraco se você precisa de uma picape para trabalho intenso.
Equipamentos e tecnologia
Se em desempenho a Himla não é o superstar, na parte de equipamentos ela dá um show. Desde a versão de entrada, você encontra:
- Freios a disco nas quatro rodas
- Sete airbags
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Ar-condicionado de duas zonas
- Piloto automático
- Chave presencial
Nas versões top, a lista só melhora:
- Central multimídia de 15,6 polegadas (nas versões básicas, é de 10,3”)
- Sistema de câmeras 360°
- Carregador de celular por indução
- Volante revestido de couro
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento
Esse arsenal coloca a Himla no mesmo patamar de picapes de categorias superiores e mostra que a Chery está apostando forte em tecnologia e conforto.
Futuro: híbrida e elétrica

Um dos grandes trunfos da Himla está na sua plataforma. A Chery garantiu que ela foi projetada para motorizações híbridas e elétricas. Isso significa que, no futuro, teremos versões que combinam a robustez de uma picape com eficiência energética e menor impacto ambiental.
Por aqui, a Himla deve chegar inicialmente com motores diesel e, depois, ganhar versões híbridas plug-in. Isso pode colocá-la em uma posição de destaque em termos de inovação no mercado.
Expectativas para a Himla no Brasil
Se você está de olho nas picapes, pode esperar que a Himla venha para o Brasil com:
- Preço competitivo, já que será produzida aqui.
- Boa lista de equipamentos, mesmo nas versões mais básicas.
- Design moderno, seguindo as tendências globais.
- Possibilidade de eletrificação, inédito no segmento.
- Desempenho modesto, pelo menos com o motor diesel atual.
- Capacidade de carga inferior, o que pode desagradar quem precisa de mais força.
Conclusão: vale a pena esperar?

A Chery Himla é uma novidade que pode chacoalhar o mercado de picapes médias no Brasil. É uma opção que traz um bom equilíbrio entre preço, tecnologia e design, embora não seja a mais potente da categoria.
Se seu foco é conforto, conectividade e inovação, a Himla pode ser uma escolha interessante. Já se você procura alto desempenho e grande capacidade de carga, talvez seja melhor dar uma olhada nas opções já consolidadas, como Hilux ou Ranger.
De qualquer jeito, a chegada da Himla em 2026 promete agitar a concorrência e trazer mais uma alternativa que valoriza o custo-benefício e novidades do mercado automotivo.