Se você acha que a Volkswagen só manda bem com furgões, vans e as lendárias picapes médias, como a Amarok, é hora de abrir a sua mente! A marca alemã acabou de soltar uma novidade quase silenciosa que vai te deixar de queixo caído: a nova Transporter Flatbed DoKa.

Isso mesmo! A nova Transporter, que sempre foi ligada a veículos de carga fechados, agora chega com uma versão de cabine dupla e uma caçamba aberta gigante. É uma proposta totalmente inovadora para os utilitários — perfeita para quem busca um modelo versátil, robusto e, acredite, até ecológico, com uma versão totalmente elétrica!

Neste texto, vamos explorar essa novidade incrível da Volkswagen, descobrir em que lugar ela se encaixa no mercado, o que a torna diferente da Amarok e por que essa picape pode ser exatamente o que você não sabia que precisava.


Uma picape com alma de van (ou seria o contrário?)

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Quando você dá uma olhada na Transporter Flatbed DoKa, pode achar que é só uma van com uma caçamba grudada. Mas, ao olhar melhor, vai ver que ela é muito mais do que isso! Com seus 5,61 metros de comprimento e entre-eixos de 3,5 metros, essa picape é maior que a Amarok, e isso já te dá uma ideia do potencial para carga e do espaço interno que ela oferece.

Pensando em transportar coisas grandes? Prepare-se para se surpreender! A caçamba tem incríveis 2,17 metros de comprimento e 1,94 metro de largura. Quase dois metros de largura, o que significa uma área de carga que ultrapassa muitas picapes médias que estão por aí!

E mesmo com o design que remete a um utilitário de carga, mantendo a identidade da linha Transporter, essa picape entrega modernidade, funcionalidade e uma versatilidade difícil de achar por aí.


Diesel ou elétrico? Você que escolhe!

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A Volkswagen mandou bem e trouxe duas opções de motorização para a nova Transporter Flatbed DoKa. Você ainda curte a confiabilidade do diesel? Então pode contar com o motor 2.0 TDI turbo, que oferece 110 cv ou 150 cv, com tração dianteira ou integral, e câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

Mas a estrela do show está nas versões elétricas, que vão abalar as estruturas. A e-Transporter Flatbed DoKa vem com três níveis de potência: 136 cv, 215 cv e 286 cv. Exato! É muita potência para uma picape que, mesmo com cara de van, entrega mais desempenho que a Amarok diesel de entrada.

E não para por aí: o torque máximo passa de 41 kgfm e é entregue de forma instantânea, como todo bom elétrico. Esse torque, somado ao motor traseiro, resulta em um desempenho rápido, ótimo para o dia a dia nas cidades. Se você trabalha com entregas pesadas, serviços urbanos ou como fornecedor, essa picape é a combinação perfeita entre potência e sustentabilidade.


Capacidade de carga: números modestos, mas condizentes

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A Transporter Flatbed DoKa tem um porte impressionante, e você pode esperar uma capacidade de carga brutal. No entanto, é bom entender que o projeto tem um foco específico. A versão diesel suporta até 736 kg, enquanto a versão elétrica leva 785 kg.

É verdade que esses números não são comparáveis a picapes médias como a Amarok, a Hilux ou a Ranger, mas o grande diferencial está no volume da caçamba e na cabine dupla, permitindo transportar carga e a equipe simultaneamente.

Você pode levar até cinco pessoas confortavelmente e ainda contar com uma área de carga espaçosa. Isso a torna uma ótima opção para quem prioriza versatilidade, sendo perfeita para empresas de manutenção urbana, prestadores de serviço ou fazendas em áreas planas.


Estilo sóbrio e sem apelo aventureiro

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Não espere encontrar aqui aquele visual robusto das versões PanAmericana da Amarok. A Transporter Flatbed DoKa passa uma vibe mais funcional e prática, ideal para uso comercial e urbano.

Você vai ver rodas de aço de 16 polegadas como padrão, mas tem a opção de rodas de liga leve do mesmo tamanho. O acabamento é clean, sem muitos enfeites. Quer um look mais parrudo? O mercado de personalização oferece várias alternativas.

Na frente, o design segue a nova cara da linha Transporter, com faróis mais afilados e uma grade que lembra os elétricos da Volkswagen. Já lá atrás, a caçamba exibe o nome Transporter ou e-Transporter, dependendo da versão.


Interior funcional: foco no trabalho

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Entrando na cabine da Transporter Flatbed DoKa, fica claro que a Volkswagen apostou em praticidade, conforto básico e facilidade de limpeza, tudo isso essencial para veículos de trabalho.

O painel é moderno e conta com uma central multimídia de tela flutuante, painel digital e comandos bem posicionados. É confortável e vem com vários porta-objetos, até um acima do para-brisa, que facilita a organização!

Com a cabine dupla, há espaço mais que suficiente para cinco adultos, e o piso quase plano é super confortável para quem vai na parte de trás. Tudo isso é pensado para uso intenso, sem deixar de lado a tecnologia, que inclui controle de estabilidade, assistente de subida, frenagem automática de emergência e, nas versões elétricas, sistema de regeneração de energia.


Preços e posicionamento no mercado

Agora você deve estar se perguntando quanto custa essa belezura. A resposta é: não é exatamente baratinha.

Na Alemanha, os preços da versão diesel começam em €46.586, ou algo em torno de R$ 267 mil. Se você quiser mais potência e tração integral, o preço sobe rapidamente! Para a versão elétrica, os preços começam em €62.128 (cerca de R$ 356 mil) e podem ir até €66.316 (R$ 380 mil) com algumas opções.

É caro? Sem dúvida, principalmente por aqui. Mas lembre-se, esse modelo oferece uma proposta única: cabine dupla, caçamba enorme, bom conforto interno e, no caso das versões elétricas, fica isento de emissões poluentes — um ponto que está ganhando muito destaque nas grandes cidades e áreas com leis ambientais rigorosas.


Ela teria espaço no Brasil?

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Essa é a pergunta que não quer calar: será que a nova Transporter Flatbed DoKa teria seu espaço no mercado brasileiro?

A resposta depende de como você olhar. Para o consumidor comum, pode parecer exótica, mas para frotistas, empresas de logística urbana, órgãos públicos, prestadores de serviço e até produtores rurais, o cenário muda de figura.

Com a eletrificação crescendo no país (ainda que devagar), e a demanda por veículos de trabalho eficientes e sustentáveis, essa picape pode ocupar um nicho bem interessante — ainda mais se for montada no Brasil ou chegar com algum incentivo fiscal.

Ela pode não competir diretamente com Hilux, S10 ou Ranger, mas é uma opção para quem precisa transportar mais volume do que peso, com o conforto de uma cabine dupla e a confiabilidade da engenharia alemã.


Considerações finais: um passo ousado e necessário

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A Volkswagen Transporter Flatbed DoKa chega como um divisor de águas na linha de utilitários da marca. Com versões diesel para quem prefere o clássico e elétricas para os antenados no futuro, essa picape prova que é possível inovar sem perder a robustez e funcionalidade.

Se você está atrás de um veículo de carga que ofereça espaço interno para a equipe, design moderno, tecnologia bacana e nível de eficiência elevado, vale super a pena ficar de olho nessa novidade.

Ela pode até demorar para chegar ao Brasil, mas uma coisa é certa: a indústria automotiva está mudando, e carros como esse mostram que a inovação pode ser fora da caixa.

Veja o nosso último vídeo:

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