Você sabia que o universo dos caminhões é um verdadeiro campo de batalha para a criatividade? É isso que acontece com Osvaldo Morini, um empresário que vive e respira caminhões. A paixão dele vem de berço, influenciada por seu pai, que rodava as estradas como caminhoneiro. Hoje em dia, esse cara é dono de uma oficina mecânica e decidiu misturar o trabalho com a paixão: restaurar e customizar caminhões para viagens incríveis.
O Começo da Aventura

A sua jornada começou de um jeito bem inusitado: Osvaldo descobriu um Scania 111 de 1977, famoso como Jacaré, largado na rodovia Anhanguera. Ele comentou: “O caminhão parecia um zumbi, mas a parte mecânica estava tinindo!” Foi aí que ele decidiu que o velho caminhão ainda tinha muita estrada pela frente e desembolsou R$ 25.000 para levá-lo pra casa.
A restauração não foi nada simples e levou três anos. Morini investiu R$ 130.000 para tornar o Jacaré no caminhão dos sonhos. O único detalhe que permaneceu original foi a pintura laranja. O resto, meu amigo, foi tudo personalizado!
Um Caminhão Feito Sob Medida

Para dar a cara do Osvaldo ao Scania 111, ele fez várias mudanças. A frente do caminhão foi substituída pela mais estilosa do modelo Scania 190. A cabine original, que estava mais para a lata velha, foi reconstruída com fibra de vidro e ficou mais larga e alta. “Agora, é muito mais confortável!”, ele conta.
Mas isso não é tudo! O chassi foi alongado, o que resultou em um banheiro dentro do caminhão. “Como as estradas muitas vezes são um desafio, transformei o Jacaré num mini motorhome“, explica com um sorriso.
Interior Luxuoso e Personalizado

Por dentro, o Jacaré ganhou um visual todo acarpetado em azul e laranja, que deixa o ambiente super aconchegante. E pra dar aquele toque a mais, Morini instalou 162 lâmpadas de LED no teto. “Queria que o interior fosse uma festa quando quisesse”, diz ele, animado.
Na parte externa, ele também se expressou! Com grafismos pintados à mão, ele contou que sempre foi fã de cavalos, que simbolizam força e potência, tudo a ver com caminhões. E não podia faltar uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que ganhou seu espaço na traseira da carroceria.
Novos Projetos e Mais Aventura

Não para por aí! Morini também adicionou um novo membro à sua frota: um Volkswagen 35300 1992. Ao contrário do Jacaré, ele não precisou de grandes mudanças, só algumas alterações estéticas como rodas novas e iluminação diferenciada.
Os dois caminhões estão registrados como veículos de passeio, pois ele adora viajar com a família neles. “Essa experiência é insubstituível!”, afirma, cheio de orgulho.
Uma Nova Tendência
O trabalho do Morini sinaliza uma tendência crescente no Brasil: a customização de caminhões para viagens e lazer. Diante da precariedade das estradas, muitos caminhoneiros e apaixonados estão investindo na transformação de caminhões antigos em motorhomes ou em veículos de passeio super personalizados.
Os investimentos nessa personalização podem variar bastante. Dependendo do modelo do caminhão e das opções de acabamento, um projeto pode facilmente ultrapassar os R$ 300,000. Mas, quem ama estrada sabe que cada centavo vale a pena pra ter um veículo único e com a própria personalidade.
Conclusion
A história do Osvaldo Morini é a prova de que a paixão por caminhões pode se tornar um estilo de vida. Restaurar e personalizar esses gigantes da estrada é uma forma de expressão e, para muitos, uma nova maneira de redescobrir a liberdade nas estradas.
Se você também quer transformar um caminhão numa casa sobre rodas, o melhor é planejar os custos direitinho e buscar os melhores profissionais. Afinal, cada projeto é único, e ter um caminhão que tenha a sua cara faz toda a diferença para quem é apaixonado pela estrada!