Se você sempre sonhou em pilotar uma moto esportiva de média cilindrada, mas desistiu por causa do trânsito louco, da embreagem que dá um trabalho no vai-e-vem, ou até por medo de dar aquela “morte” no motor no semáforo, sua hora chegou! A Honda CB 650R E-Clutch 2026 está aqui para transformar sua vida — e sem pedir desculpas.

Com um design que mantém a essência do estilo Neo Sports Café, um motor de quatro cilindros que ronrona como poucos e, agora, equipada com o novíssimo sistema de embreagem automática E-Clutch, essa nova geração da CB 650R quer mostrar que você pode ter o melhor dos dois mundos: desempenho esportivo com praticidade urbana.

Prepare-se para mergulhar nas novidades da linha 2026, entender como funciona o E-Clutch, conhecer os detalhes técnicos e descobrir por que essa moto pode ser a escolha perfeita para quem quer acelerar com estilo, conforto e um toque de tecnologia que é quase de ficção científica — mas já está nas lojas brasileiras.


O que é esse tal de E-Clutch?

Imagem do E-Clutch
Imagem: Reprodução

Imagine ligar a moto, engatar a marcha e sair acelerando sem tocar na embreagem. Isso mesmo! A CB 650R 2026 vem com um sistema inteligente que dispensa a alavanca da embreagem, mas sem removê-la. Se você quiser, pode usar! O controle fica todo nas suas mãos (ou nos seus pés).

O truque está na tampa lateral do motor, onde dois motores elétricos e um conjunto de engrenagens controladas eletronicamente acionam a embreagem dependendo de fatores como aceleração, inclinação da moto, velocidade e até a direção do guidão.

É como ter um robô invisível do seu lado, acionando a embreagem na hora certa — seja pra sair, parar, reduzir ou trocar marcha. O sistema também permite que você intervenha manualmente se preferir retomar o controle em algum momento.


Primeiras impressões: conforto em movimento

Imagem da CB 650R E-Clutch
Imagem: Reprodução

No primeiro contato com a CB 650R E-Clutch 2026, o que mais impressiona é o quanto o sistema E-Clutch torna a pilotagem fluida. Na prática, você pode sair em primeira marcha sem tocar na embreagem, e o motor de 86,7 cv a 12.000 rpm responde com suavidade — desde que você não seja muito ansioso no acelerador.

O sistema ainda é compatível com o quickshifter, aquele recurso que permite trocar marchas sem desacelerar e sem usar a embreagem. E mais: agora você pode ajustar no painel a força necessária para engatar as marchas com o pé — escolha entre pouca, média ou muita, dependendo do seu estilo de pilotagem.

Ao parar, a moto automaticamente desacopla a embreagem ao detectar 0 km/h, evitando que o motor morra. E se você esquecer de reduzir ao se aproximar de um semáforo, o painel vai piscar te lembrando que sair em terceira talvez não seja a melhor escolha.

O sistema também detecta quando você prefere usar a alavanca manualmente, permitindo isso sem travamentos ou conflitos. Depois de alguns segundos, ele retorna ao modo automático — tudo com uma suavidade e inteligência extrema.


Design refinado com identidade própria

Design da CB 650R 2026
Imagem: Reprodução

Visualmente, a nova CB 650R 2026 mantém sua assinatura Neo Sports Café, combinando linhas retrô com toques modernos e musculosos. A Honda aproveitou a nova geração para fazer ajustes pontuais, deixando a moto ainda mais sofisticada.

As novidades incluem:

  • Novo conjunto óptico em LED, com uma assinatura mais refinada;
  • Lanterna traseira redesenhada, compacta e elegante;
  • Defletores laterais do radiador remodelados;
  • Traseira mais elevada, realçando a esportividade;
  • Tanque de 15,4 litros com linhas angulosas dominando o visual.

A ergonomia continua confortável, tanto para uso urbano quanto para viagens curtas. E agora, com o sistema E-Clutch, ficar parado no trânsito se torna menos cansativo, ampliando o uso da moto no dia a dia.


Painel TFT e comandos renovados

Painel TFT da CB 650R 2026
Imagem: Reprodução

Outro destaque da nova CB 650R 2026 é a tecnologia. A moto agora vem com um painel TFT colorido de 5 polegadas, with três modos de exibição, ajuste de brilho e uma navegação super intuitiva.

O controle é feito por meio de um joystick no punho esquerdo, que agora tem retroiluminação, facilitando o uso à noite ou em túneis.

Por ali, você pode:

  • Alterar configurações do E-Clutch;
  • Escolher modos de exibição do painel;
  • Visualizar dados de consumo, rotações e até pressão do quickshifter;
  • Alternar o controle de tração HSTC entre ligado ou desligado.

Motorização: um clássico de quatro cilindros

Motor da CB 650R 2026
Imagem: Reprodução

Mesmo com toda essa modernidade, a alma da CB 650R continua firme: o robusto motor de 649 cm³ DOHC, com four cylinders in line It is arrefecimento a líquido.

Esse motor é um dos poucos dessa configuração ainda disponíveis no mercado — e um dos maiores atrativos para quem curte aceleração linear, ronco potente e desempenho confiável.

Ficha técnica completa:

Parâmetro Valor
Motor 4 tempos, DOHC, 4 cilindros
Displacement 649 cm³
Maximum power 86,7 cv a 12.000 rpm
Maximum torque 5,8 kgfm a 9.500 rpm
Exchange 6 gears
Embreagem E-Clutch com opção de uso manual
Controle de tração (HSTC) Sim, com desligamento
Front suspension Showa SFF-BP invertida, 120 mm
Rear suspension Monochoque ajustável, 128 mm
Front brake Dois discos de 310 mm, pinças radiais
Rear brake Disco de 240 mm, ABS
Tires 120/70 ZR17 (frente), 180/55 ZR17 (traseira)
Dimensions 2.130 x 780 x 1.070 mm
Seat height 810 mm
Length between the axis 1.450 mm
Dry weight 195,2 kg
Tank 15,4 litros


E-Clutch na prática: comodidade sem perda de controle

A mágica do E-Clutch está na conveniência que oferece sem roubar o prazer de pilotar. Se você está parado no trânsito e não quer ficar apertando a embreagem o tempo todo, pode confiar no sistema automático.

Quer um pouco mais de controle? Use a embreagem manual! O sistema respeita sua decisão e volta ao automático quando você solta o comando.

É como ter duas motos em uma: uma automática para o dia a dia e outra manual para aqueles passeios tranquilos de fim de semana.


O lado prático: manutenção e durabilidade

Manutenção da CB 650R 2026
Imagem: Reprodução

Uma preocupação comum com a “embreagem automática” é a manutenção. Será que é complicado? A resposta da Honda é não. A manutenção da E-Clutch é quase igual à de uma embreagem convencional.

A única diferença é que, ao trocar os discos de embreagem, você precisa avisar o sistema eletrônico para que ele recalibre o curso e o ponto de acoplamento. Isso pode ser feito em concessionárias autorizadas.

Ou seja: tecnologia de ponta, mas com a simplicidade que você já conhece.


Preço, cores e garantia

The new Honda CB 650R E-Clutch 2026 chega ao Brasil na segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 58.270 (valor base em São Paulo, sem frete ou seguro). Um preço justo considerando tudo o que essa moto oferece em desempenho, inovação e estilo.

Cores disponíveis:

  • Cinza fosco metálico
  • Azul perolizado
  • Vermelho perolizado

A garantia é de 3 anos, com assistência 24 horas em seis países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.


Vale a pena?

Vale a pena adquirir a CB 650R 2026?
Imagem: Reprodução

Se você procura uma moto com stunning design, advanced technology, motor que encanta It is conforto que se adapta ao seu dia a dia, The CB 650R E-Clutch 2026 é uma das melhores opções do mercado.

Ela oferece:

  • Desempenho esportivo com motor de 4 cilindros;
  • Urban versatility com embreagem automática;
  • Estilo retrô-moderno que se destaca em qualquer semáforo;
  • Painel digital de última geração;
  • E o melhor: liberdade de escolha entre modo manual e automático.

Cuidado: experimentar uma moto com E-Clutch é como andar de Honda Biz pela primeira vez. No começo é estranho, mas depois você não quer mais outra coisa.


Conclusão: a evolução do que já era excelente

Conclusão sobre a CB 650R 2026
Imagem: Reprodução

A Honda CB 650R E-Clutch 2026 não é só uma atualização. É um salto tecnológico que prova que a fabricante japonesa continua a liderar o mercado com confiabilidade mecânica It is inovações práticas.

Talvez você resista no começo. Mas após um test ride, vai perceber: a vida com embreagem automática pode ser muito mais divertida — e prática.

Quem disse que o futuro não pode ter quatro cilindros, um ronco poderoso e conforto no semáforo?

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