Em 2002, na 59ª IAA (Salão de Hannover), The Scania não conseguiu segurar a emoção e mostrou a nova geração dos motores HPI, junto com um modelo conceito estilo “futurista”: o STAX e também o Scania Interior Concept eXc. Essa belezura era um Série 4 com uma cabine super espaçosa.
O conceito fez tanto sucesso que a pergunta que não queria calar foi: Quando é que sai da prancheta para a estrada? A resposta chegou em 2003, quando a Scania, sem muito alarde, entregou a primeira cabine no dia 22 de dezembro. O agraciado da vez foi um cliente francês que levou um 164L 580 V8 6×2*4. Esse modelo, você sabe, ganhou o apelido de Longline, feito a partir da cabine Topline.
Scania Longline: um caminhão que custava o mesmo que um apê!
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
Naquele tempo, a brincadeira estava custando €145 mil para a versão 4×2 It is €154 mil para a 6×2, que, em reais, seria como investir cerca de R$ 800 mil e R$ 850 mil, respectivamente. E não era só o preço que chamava atenção! O caminhão vinha equipado com um motor V8 de 16 litros, 580 cv e 275 kgfm, além da caixa automatizada CRS920 de 12 velocidades.
A cabine Longline estava no mercado de 2003 a 2008 e, depois disso, só alguns fabricantes artesanais se arriscaram a reproduzir o modelo por encomenda. Mas agora, a novidade é que ela pode dar as caras oficialmente novamente!
Indícios de que a Scania Longline está voltando!
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_816_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
A fofoca gira em torno da Laxa Special Vehicles, a empresa que tá por trás das cabines e agora é da Scania. O youtuber e caminhoneiro Bruce Wilson, que importou um R770 V8 para os Estados Unidos, deu um spoiler: apareceu com uma foto da nova cabine sendo feita, e a galera já começou a fazer as conexões.
Em dezembro de 2024, alguns clientes foram convidados a dar uma espiada na Laxa Special Vehicles e conhecer um protótipo de nova cabine. E não parou por aí! As redes sociais dos funcionários mostraram o modelo coberto por cortinas, um estilo bem “surpresa” típico das apresentações fechadas. A revista BIGTruck ainda disse que os clientes tiveram a chance de dirigir o caminhão e compartilhar uns babados a mais sobre a experiência.
O que esperar da nova cabine Longline?
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_944_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
Segundo a revista, a alegria pode vir em duas versões:
- CS31 – Com 1,10 metro de comprimento
- CS29 – Com 88 centímetros de comprimento
Ambas se adaptam às novas diretrizes que entraram em vigor em setembro de 2020.
Um outro rumor na praça é que a Scania pode deixar a criatividade fluir e não ter um layout fixo para o interior. Isso permitiria que os clientes personalizassem o espaço como quiserem. E faz todo sentido, afinal, muitos compradores já pegam a cabine s e fazem suas adaptações personalizadas.
Novas regras para as cabines dos caminhões
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_816_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
Então, aqui vai a explicação: a nova diretiva deixa as cabines dos caminhões se esticarem de 2,35 metros para até 3,25 metros na versão 4×2. Se a montadora tiver uma frente mais aerodynamics (como a Volvo fez com a linha AERO), e se o caminhão se comportar como 6×2*4 (com o último eixo direcional), pode rolar a adequação às novidades, mantendo o raio de curva de 12,5 metros.
Todas essas novas regras tornam possível que a cabine CS31 seja apresentada oficialmente a clientes em breve.
E quando teremos a nova Scania Longline 2025?
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_496_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
Até agora, a Scania ainda não soltou um comunicado oficial sobre quando a nova Longline deve chegar. A expectativa era de que rolasse na IAA 2024, em Hannover, mas ainda nada. E tem mais: um facelift tá no horizonte, com uma frente aerodinâmica novinha, toda em conformidade com as diretrizes da União Europeia. Alguns protótipos camuflados já apareceram por aí, aumentando a expectativa para a chegada do modelo no mercado em 2025.
Em resumo…
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_849_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
A possível retorno da Scania Longline promete agitar o mundo dos caminhões premium. Com as novas diretivas europeias, a fabricante tem uma chance incrível de criar um modelo ainda mais moderno, espaçoso e eficiente.
![](https://autoia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1739153129_944_Descubra-as-Surpresas-por-Tras-da-Gigante-Cabine-Longline-da.webp.webp)
Se os boatos se confirmarem, a Longline 2025 vai ser um dos caminhões mais luxuosos e inovadores do pedaço, garantindo ainda mais conforto para quem passa horas na estrada. Agora, é só aguardar a confirmação oficial da Scania sobre esse lançamento tão esperado!