Se você é fã de carros clássicos e adora encontrar verdadeiros tesouros sobre rodas, provavelmente já ouviu falar do Ford Corcel Bino 1969. Ele tá pegando fogo nas redes sociais, com um precinho de R$ 149.900 em um grupo de vendas de carros clássicos no Facebook. Esse modelo é como uma estrela no céu dos entusiastas de vintage, e não é à toa! Mas o que torna o Corcel Bino tão especial, se você pode achar outros Corcéis por R$ 25 mil a R$ 40 mil? Vamos descobrir juntos a história e as peculiaridades desse clássico!

A Origem do Ford Corcel Bino

Foto: Facebook

The saga of Corcel Bino começou em 1968, quando ele surgiu como a versão esportiva do famoso Ford Corcel. A grande jogada aqui é que o Bino não foi um projeto oficial da Ford, mas um capricho de Luiz Antônio Grecco, um preparador dos bons e ex-membro da Equipe Willys. Grecco, que tinha uma concessionária chamada Bino-Samdaco em São Paulo, colocou a mão na massa e criou esse modelo que ganhou o nome de “Bino”.

O kit Bino não era só uma pintura nova não! Ele veio com melhorias que deixaram o Corcel com um desempenho totalmente diferente. O sucesso foi tanto que a Ford aceitou fazer essa parceria, permitindo que os carros com o kit fossem vendidos nas concessionárias da marca, com a mesma garantia de um carro novinho.

Potência Extra e Estilo Único

Foto: Facebook

O primeiro detalhe que salta aos olhos no Ford Corcel Bino 1969 é o potência considerável em comparação ao Corcel normal. O motor 1,3 litros deu lugar a um motor 1.5 com dupla carburação, além de algumas atualizações como pistões maiores e um novo comando de válvulas. Para garantir que o carro não desmaiasse, ele também ganhou um cárter maior, one radiador de óleo it is a escapamento esportivo Kadron.

Com esse upgrade, o Corcel Bino chegava aos 144 km/h – super rápido para os padrões da época! A revista Auto Esporte fez testes em 1969 e o carro era capaz de alcançar 100 km/h em apenas 16 segundos. Não é para menos que o Corcel Bino se destacava como um dos mais veloces do seu tempo, dando um show de esportividade!

Mas não é só na potência que ele brilha, o visual também não deixa a desejar. O Corcel Bino tinha detalhes como faixas laterais, capô com entradas de ar falsas It is rodas de magnésio disponíveis em três acabamentos. As rodas vinham com os pneus Pirelli Cinturato 165×13, que deixavam o desempenho ainda mais afiado.

Outro detalhe que fazia diferença eram os emblemas comemorativos e um painel de instrumentos completo. O volante esportivo com o emblema Bino e os vidros verdes também deixavam tudo mais charmoso. Para quem queria um toque de sofisticação, existiam consoles de piso e teto, embora esses não estivessem presentes no modelo de 1969 anunciado por R$ 149.900.

Customização ao Seu Estilo

Foto: Facebook

O pulo do gato do kit Bino era a customização personalizada. A concessionária Bino-Samdaco vendia o kit completo, mas também deixava o cliente à vontade para montar do jeito que quisesse. Ou seja, você podia levar um Corcel Bino montado ou só o kit para aplicar no seu carro original. E, claro, tinha a opção de adquirir itens individuais, de acordo com a sua preferência!

Esse nível de personalização vinha com um preço, que correspondia a até 50% do valor de um Corcel novo. Na época, o Corcel básico custava cerca de R$ 5.000, e adicionar o kit Bino poderia significar mais R$ 2.500 no total. Para muitos, esse investimento valia a pena, visto que o desempenho e a exclusividade eram muito atraentes.

Sedã ou Coupê: A Evolução do Corcel Bino

Foto: Facebook

Outro detalhe curioso sobre o Corcel Bino é que, no início, a Ford só o ofereceu na versão sedã de 4 portas. Naquela época, os brasileiros ainda não tinham muita paixão por sedãs com quatro portas, que eram mais comuns em táxis. Isso fez com que os modelos de duas portas fossem mais desejados.

Foi só em 1969, no segundo semestre, que a Ford lançou a versão coupê de duas portas, e adivinha? O coupê logo se tornou o queridinho, pois seu desempenho esportivo era uma combinação perfeita com o visual mais audacioso. Assim, a quantidade de sedãs de 4 portas com o kit Bino ficou bem reduzida, tornando o modelo de 1969 anunciado por R$ 149.900 uma verdadeira relíquia.

Segundo o vendedor, esse Ford Corcel Bino 1969 é o último sedã de 4 portas, e por isso ele se tornou um super item de coleção. Não dá para confirmar essa informação, mas o fato é que os sedãs Corcel Bino são como uma agulha em um palheiro, especialmente em um estado de conservação excelente!

A Breve História do Corcel Bino

Foto: Facebook

O Ford Corcel Bino teve uma vida bem rápida. Produzido até meados de 1972, ele acabou perdendo espaço quando a Ford lançou o Corcel GT XP, que tinha um motor 1.4 mais potente. Desde então, a versão Bino perdeu sua graça, pois todos queriam a versão GT XP, que era um modelo oficial da Ford.

Apesar de sua curta trajetória, o Corcel Bino deixou uma marca e é lembrado como uma das versões mais legais do Corcel. Para quem ama um carro clássico, o modelo Bino é um verdadeiro tesouro, especialmente quando está em estado original e conservado como o sedã de 4 portas in 1969.

Vale a Pena Investir R$ 149.900 no Ford Corcel Bino 1969?

Foto: Facebook

E agora a pergunta que não quer calar: será que vale a pena desembolsar R$ 149.900 por esse Ford Corcel Bino 1969? Para responder, devemos considerar o valor histórico, The exclusivity and the potencial de valorização que um modelo desse porte pode ter no mercado de clássicos. Também é importante checar o estado de conservação e a originalidade of the car.

Se seu objetivo é um carro para rodar na cidade no dia a dia, talvez esse modelo não seja a escolha mais prática. Mas, se você é um colecionador ou um apaixonado por carros clássicos, o Ford Corcel Bino 1969 é uma grande relíquia que pode se tornar um item precioso na sua coleção.

Portanto, a resposta é sim: se você é um amante de clássicos e topa investir em um carro raro e cheio de história, o Ford Corcel Bino 1969 definitivamente vale cada centavo dos R$ 149.900 que o vendedor está pedindo. É a chance de ter uma verdadeira joia do nosso automobilismo, que junta desempenho, estilo e exclusividade!

Watch our latest video:

LEAVE AN ANSWER

Please enter your comment!
Please enter your name here