Já pensou em dar de cara com um carro 0 km dos anos 80, todo equipado e intocado, parado em um showroom? Parece cena de filme, né? Pois é exatamente isso que rolou com um Ford Corcel II L de 1986, com apenas 171 km rodados no hodômetro, mesmo após 38 anos de vida.

Isso mesmo: só 171 quilômetros. Um carro que quase não saiu da garagem e que, pela conservação, parece que foi feito ontem. Um tesouro sobre rodas, agora nas mãos de um colecionador, depois de ser vendido por Reginaldo Ricardo — ou, como a galera do antigomobilismo o conhece, Reginaldo de Campinas, fera em garimpar raridades com baixa quilometragem.

Preparado para entrar nessa história surreal e fascinante? Vamos desvendar o que torna esse Corcel tão especial e descobrir quanto ele vale hoje.


Um verdadeiro sobrevivente dos anos 80

Imagem: Reprodução / Reginaldo de Campinas

A década de 1980 foi épica para os carros brasileiros. Modelos icônicos nasceram e marcaram história, como o Chevrolet Chevette, O Volkswagen Passat and the Ford Corcel II. Este último, que surgiu no final de 1977, era uma evolução do Corcel original, com design modernoso e um novo posicionamento no mercado.

Com certeza você se lembra que os carros de duas portas eram o que há naquela época. O Corcel II começou assim, nas versões L (básica), LDO (luxo) It is GT (esportiva). A produção rolou até 1986, quando a Ford decidiu parar a linha e focar no Del Rey e na Pampa.

Mas esse Corcel II L 1986 é uma exceção. Ele é da última safra, common facelift que tirou o “II” do nome e implantou o motor 1.6 CHT de 72 cv e 12 kgfm, casado com um câmbio manual de cinco marchas. Um conjunto que é simples, mas super confiável — perfeito para o Brasil da época.


Como esse carro ficou intocado por quase quatro décadas?

A razão é tão maluca quanto o carro em si: esse Corcel II nunca foi emplacado, pois ficou parado por décadas dentro da extinta concessionária Buchalla, in Presidente Prudente (SP). Esquecido, foi mais uma peça de exposição do que um carro à venda. E isso fez toda a diferença na sua preservação impressionante.

Imagina só: nada de sol, chuva ou sujeira. Só o tempo passando… sem pressionar o carro.


Details that impress

Imagem: Reprodução / Reginaldo de Campinas

Difícil acreditar que um carro de quase 40 anos esteja com a pinta de novo de fábrica, mas é pura verdade. Quem viu de perto diz que a pintura original está intacta, assim como frisos, emblemas, vidros, partes plásticas e até os pneus diagonais são os de fábrica. Tudo em sua forma original.

Ao abrir a porta, você é transportado direto para os anos 80. O forro de vinil está perfeito, estofamento de veludo sem um arranhão, tapetes originais limpos e até as aletas da ventilação, que geralmente quebram, estão em ótimo estado.

E não para por aí: a parte inferior do assoalho, que normalmente apanharia com ferrugem ou sujeira, está linda e sem danos. Como se o tempo realmente tivesse esquecido esse carro.


Qual o valor de uma raridade como essa?

Imagem: Reprodução / Reginaldo de Campinas

Agora vem a pergunta de um milhão: quanto vale um Corcel II praticamente 0 km em 2024?

Dando uma pesquisada pelo mercado de carros antigos, você percebe que o Corcel II não é lá um dos mais valiosos entre os clássicos. O carro era comum e, ainda hoje, dá para encontrar alguns em bom estado na faixa de R$ 20 mil a R$ 40 mil, dependendo da versão e conservação.

Mas… esse não é um Corcel qualquer.

Segundo o especialista Joel Picelli, da Picelli Leilões, o valor não está no modelo em si, mas no estado de conservação absolutamente único. Este é um carro zero com quase 40 anos, e o valor dá um salto.

Ele acredita que R$ 150 mil seria um preço justo — se levar em conta o público que busca esse tipo de raridade.


Um mercado à parte: o colecionismo de “carros nunca usados”

Tem um nicho muito específico no colecionismo que é obcecado por veículos nunca rodados. Para eles, o modelo não é tão relevante, mas sim o fato de o carro nunca ter saído da concessionária e estar com todos os componentes de fábrica.

Pode parecer estranho, mas a lógica é clara: alguns colecionadores querem reviver momentos com carros marcantes, enquanto outros se preocupam em preservar testemunhos intactos da história automotiva. Quanto mais difícil achar um carro com essas características, mais alto será o valor oferecido.


O perfil de quem compra um carro assim

Diferente do colecionador comum, que prefere ter alguns modelos clássicos, quem compra um carro como esse Corcel II está em um nível diferente. Normalmente, são investidores do tempo, com coleções bem estabelecidas e que compreendem o valor histórico de uma raridade assim.

Joel Picelli explica que, muitas vezes, a decisão de compra é influenciada pelo fato de o comprador já ter um modelo igual. Para alguns, ter duas unidades do mesmo modelo — uma rodando e outra novinha — é o auge do colecionismo.


E o futuro desse Corcel II?

Agora que o Ford Corcel II L 1986 com 171 km ganhou um novo dono, sua história muda. É bem provável que ele não saia mais para uma volta. Sua missão agora é ser um patrimônio histórico, uma peça de exposição e, quem sabe, trazer valor no futuro.

Dá para imaginar que, em 10 ou 20 anos, esse carro possa valer ainda mais — se continuar em estado de museu, sem um único risco.


Por que esse tipo de carro fascina tanto?

Imagem: Reprodução / Reginaldo de Campinas

Se você curte carros antigos, sabe que há algo emocional e nostálgico ao ver um veículo em perfeitas condições. Ele te transporta para épocas passadas, lembranças da infância, do carro do pai, das ruas tranquilas e do cheiro de gasolina. E quando isso vem em um pacote totalmente original, é como fazer uma viagem no tempo até 1986.

Mais do que um carro, esse Corcel II é um símbolo de uma época — uma era sem airbags ou sensores de estacionamento, mas com muito charme e caráter.


E você, compraria?

Se tivesse R$ 150 mil sobrando, você compraria esse Corcel? Ou preferiria comprar três ou quatro clássicos mais “usáveis”? Essa é uma escolha pessoal.

Alguns preferem a emoção de acelerar e sentir o motor roncar. Outros, contudo, optam por conservar, admirar e colecionar. O importante é que o mundo do antigomobilismo é vasto e acolhedor para todos os estilos.

No fim das contas, carros como o Corcel II L 1986 com 171 km nos lembram que a história está viva — e, com sorte, preservada em quatro rodas.


Considerações finais

Você conheceu a história desse Ford Corcel II que desafiou o tempo. Ao invés de ser usado, ele ficou parado, aguardando, como uma relíquia adormecida em um showroom.

Agora, ele pertence a quem reconhece seu valor. E você? Vai olhar de outro jeito aquele Corcel velho na esquina? Ou quem sabe se animar a enxergar a sua própria cápsula do tempo automotiva?

Assim, fica claro que o tempo passa, mas os verdadeiros clássicos nunca perdem seu encanto.

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