Se você já achou um carro com motor de 50 cavalos de potência meio fraquinho, prepare-se para conhecer o Peel P50, um carro que dá até pra chamar de “mini” – ele tem só 4,2 cv! Isso mesmo, não é pegadinha. O Peel P50 é o menor e menos potente carro em produção em série, e sua aparência peculiar e a história divertida fizeram dele uma lenda automotiva.

Carro de brinquedo? Que nada!

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O Peel P50 nasceu nos anos 1960, lá na Ilha de Man, pela cabeça criativa da Peel Engineering Company. A ideia? Criar um carro tão compacto que cabia até na palma da mão (quase!), perfeito para as corridas urbanas do dia a dia.

Lançado em 1962, o P50, embora pareça um brinquedo, é um carro de verdade: tem placa, documentação e está liberado para as ruas. Com apenas 1,34 metro de comprimento, 99 centímetros de largura e pesando só 59 kg, ele é o menor carro do mundo segundo o Guinness World Records.

Ele era feito para levar só uma pessoa e uma sacolinha de compras – se você quisesse levar alguém, melhor ir de ônibus!

Motor fraquinho, mas faz o trabalho!

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Com um motor monocilíndrico de 49cc da DKW, o P50 só tem 4,2 cavalos de potência. Pode parecer pouco, mas pensando que ele é mais leve que uma sacola cheia de compras, ele consegue atingir até 60 km/h! Dá pra encarar um papo na cidade sim.

Uma curiosidade: o carro não tinha marcha à ré, mas não se preocupe! O motorista simplesmente descia e levantava o carro para mudar de direção. Tipo manobrar um carrinho de brinquedo mesmo!

Realidade e sonho de consumo

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A proposta do Peel P50 era trazer uma opção prática e econômica para quem buscava um transporte pequeno e ágil. Ele fazia cerca de 50 km por litro de combustível, algo impressionante até nos dias de hoje.

Mas a verdade é que ele não pegou como esperado. Embora fosse acessível e funcional, o Peel P50 era bem spartano. Com apenas três rodas e espaço interno quase nulo, dirigir era uma aventura, e a falta de suspensão adequada tornava os buracos nas ruas um verdadeiro desafio.

A produção do P50 não durou muito, acabando em 1965, com apenas 50 unidadezinhas feitas. Hoje, esses carros são verdadeiros tesouros para colecionadores!

O ressurgimento do Peel P50

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The saga of Peel P50 poderia ter terminado ali, mas a nostalgia e o amor por carros diferentes trouxeram o P50 de volta. Em 2010, uma marca britânica resolveu relançá-lo, mantendo o design icônico, mas adicionando um toque moderno para se adaptar às leis de trânsito atuais.

Esse modelo atualizado pode vir com motores a gasolina ou elétricos e mantém a leveza e o charme do original. E os preços? Podem ultrapassar os US$ 10.000 (cerca de R$ 50.000), o que o transforma em um verdadeiro item de luxo para os apaixonados por carros.

Cultura pop e fama mundial

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Durante sua produção, o Peel P50 talvez não fosse a estrela do show, mas isso mudou quando ele fez uma aparição no famoso programa britânico Top Gear. Em um episódio épico, Jeremy Clarkson fez o favor de dirigir um Peel P50 pelo quartel-general da BBC, subindo em elevadores e passando pelos corredores, mostrando a praticidade (ou falta dela) do carro.

Desde então, o P50 virou presença garantida em diversas exposições automotivas, documentários e vídeos no YouTube, se transformando numa verdadeira celebridade entre os microcarros!

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O Peel P50 pode não ser o carro mais rápido ou confortável que já existiu, mas seu legado é inquestionável. Ele retrata uma época de inovação no setor automotivo, onde ideias loucas, mas geniais, eram colocadas à prova.

Esse carrinho, com seu tamanho minúsculo, potência quase inexistente e seu design inusitado, se tornou um clássico cult que ainda hipnotiza os amantes de carros por aí.

Seja pela sua excentricidade, eficiência ou raridade, O Peel P50 sempre será lembrado como o menor e menos potente carro já feito, provando que, às vezes, o menos é mais – pelo menos quando o assunto é tamanho.

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