Quando o assunto são os Volkswagen clássicos, a mente automaticamente vagando pelo universo do Fusca, Kombi, Karmann Ghia e Variant. Mas hoje, vamos dar uma voltinha no tempo e conhecer um modelo que anda meio na sombra desses ícones: o Volkswagen Tipo 147, carinhosamente apelidado de Fridolin. Com um design inusitado e uma missão bem específica, esse carango foi criado para dar aquele help ao Deutsche Bundespost, o serviço de correios da Alemanha.
Mas o que faz do Fridolin um carro tão fora da curva? Imagine um mix de Fusca, Kombi e Karmann Ghia – é uma verdadeira colcha de retalhos automotiva! E, claro, seu design de Mini-Kombi com um charme retrô é de derreter qualquer coração. Se você curte carros clássicos e histórias malucas, cola com a gente para descobrir todos os mistérios desse pequeno gigante da VW!
A Origem do Fridolin: Resposta ágil para os Correios
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Design e Engenharia: Um Piquenique de Modelos Icônicos
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Para atender todas as necessidades do serviço postal, a Volkswagen fez um verdadeiro “fazendo no improviso”, aproveitando o que já tinha em estoque. O resultado? Um carro feito com partes de vários modelos da marca:
- Motor e transmissão: Pintados com a essência do beetle para garantir a confiabilidade e a manutenção fácil.
- Chassis: Feito com o mesmo pé no chão do Karmann Ghia, para aguentar o tranco.
- Traseira da carroceria: Inspirada na Kombi Tipo 2, com um espaço bem generoso para colocar as entregas.
- Faróis e capô: Continuando o legado do VW Tipo 3 Notchback.
- Portas deslizantes: Uma invenção top para facilitar a vida do carteiro na hora de carregar e descarregar.
Esse verdadeiro Frankstein da Volkswagen pesava cerca de mais de uma tonelada, mas compensava com muito espaço interno e praticidade. O motor 1.2 refrigerado a ar, de 34 cv, fazia o trabalho nas ruas, permitindo que os carteiros desfilassem suas entregas numa boa.
Sucesso na Alemanha e na Suíça
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A produção do Fridolin entrou em ação em 1964, nas fábricas da Westfalia-Werke. Entre 1964 e 1974, foram fabricadas cerca de 6.000 unidades, e, a maioria desses filhotes foi direto para os Correios da Alemanha.
O sucesso foi tamanho que o serviço postal da Suíça resolveu seguir a onda e encomendou cerca de 1.000 unidades. Só que os suíços, sempre com suas exigências, pediram algumas melhorias, como:
- Motor maior para encarar as estradas sinuosas dos Alpes.
- Freios a disco dianteiros para aqueles que prezam pela segurança.
- Espelhos externos nos para-lamas dianteiros, porque visibilidade é tudo!
- Interiores mais sofisticados e vidros adicionais, porque conforto nunca é demais.
Por que o nome Fridolin?
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O nome oficial do carro é Volkswagen Tipo 147 Kleinlieferwagen, mas rapidamente conquistou o apelido carinhoso de Fridolin. E por que esse nome? Não se sabe ao certo, mas há algumas teorias engraçadas:
- Dizem que um funcionário da Volkswagen, ao ver o protótipo, achou que ele tinha a cara de um colega de trabalho chamado Fridolin.
- Outros dizem que o nome vem de uma palavra alemã que descreve uma criança travessa.
O apelido realmente pegou, e até hoje, o Fridolin é conhecido assim no mundo automotivo!
O Raro Fridolin Hoje em Dia
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Como todo veículo utilitário, o Fridolin enfrentou uma vida corrida no dia a dia. Usado e ~maltratado~ com intensidade pelos carteiros, a maioria não recebeu os cuidados que merecia e acabou sucateada. Hoje em dia, estima-se que existam menos de 200 unidades sobreviventes. Um Fridolin que passa por uma boa reforma pode custar mais de R$ 400 mil, dependendo do estado e originalidade do veículo. Algumas dessas relíquias foram salvas e restauradas com aquele carinho, e algumas até apareciam em eventos de carros antigos.
A Importância do Fridolin para a VW
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Mesmo sendo um modelo pouco reconhecido, o Fridolin tem uma importância na história da Volkswagen que não pode ser ignorada. Ele foi um dos primeiros veículos da marca a ser desenhado para um propósito específico, abrindo as portas para uma nova era de utilitários personalizados.
Além disso, o conceito de minivan compacta e funcional foi um passo à frente, prevendo a popularidade das minivans e SUVs urbanos que conhecemos e adoramos hoje!
Conclusão: Um Ícone Escondido Mas Valioso
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O Volkswagen Fridolin Tipo 147 pode não estar no top 5 do ranking de carros famosos como o beetle ou a Kombi, mas sua história super interessante vale a pena ser contada. Criado para dar uma mão à galera dos Correios Alemães, esse furgãozinho peculiar conquistou um lugar especial no coração dos fãs da VW.
Se você é do time que ama carros clássicos e está à caça de algo realmente exclusivo, um Fridolin restaurado é um verdadeiro tesouro. Mas fica a dica: tenha um bom fundo de emergência, porque modelos conservados podem ultrapassar os R$ 400 mil, e achar um em bom estado é como procurar uma agulha no palheiro!
Quem diria que um carrinho tão curioso, criado só para entregar cartas e pacotes, se tornaria um dos Volkswagen mais raros e cobiçados do planeta? Se você avistar um por aí, saiba que está prestes a encontrar um pedaço autêntico da história automotiva alemã!