Quando o assunto são os Volkswagen clássicos, a mente automaticamente vagando pelo universo do Fusca, Kombi, Karmann Ghia e Variant. Mas hoje, vamos dar uma voltinha no tempo e conhecer um modelo que anda meio na sombra desses ícones: o Volkswagen Tipo 147, carinhosamente apelidado de Fridolin. Com um design inusitado e uma missão bem específica, esse carango foi criado para dar aquele help ao Deutsche Bundespost, o serviço de correios da Alemanha.

Mas o que faz do Fridolin um carro tão fora da curva? Imagine um mix de Fusca, Kombi e Karmann Ghia – é uma verdadeira colcha de retalhos automotiva! E, claro, seu design de Mini-Kombi com um charme retrô é de derreter qualquer coração. Se você curte carros clássicos e histórias malucas, cola com a gente para descobrir todos os mistérios desse pequeno gigante da VW!

A Origem do Fridolin: Resposta ágil para os Correios

Créditos: Volkswagen
Autoridade Postal Alemã se deu conta de que precisava de um veículo que realmente entregasse o recado quando o assunto era transporte de cartas e encomendas. Antes, eles estavam na luta com o Goggomobil Transporter, uma mini van que mais parecia um aperto do que um ajuda! Então, a Volkswagen aceitou o desafio de criar um carro sob medida para os Correios Alemães, com certeza, uma tarefa e tanto! O pedido? Um carro que fosse compacto, espaçoso, fácil de entrar e sair e, claro, que aguentasse a maratona diária. Assim nasceu o Volkswagen Tipo 147, o nosso querido Fridolin, lá em 1964.

Design e Engenharia: Um Piquenique de Modelos Icônicos

Créditos: Volkswagen

Para atender todas as necessidades do serviço postal, a Volkswagen fez um verdadeiro “fazendo no improviso”, aproveitando o que já tinha em estoque. O resultado? Um carro feito com partes de vários modelos da marca:

  • Motor e transmissão: Pintados com a essência do beetle para garantir a confiabilidade e a manutenção fácil.
  • Chassis: Feito com o mesmo pé no chão do Karmann Ghia, para aguentar o tranco.
  • Traseira da carroceria: Inspirada na Kombi Tipo 2, com um espaço bem generoso para colocar as entregas.
  • Faróis e capô: Continuando o legado do VW Tipo 3 Notchback.
  • Portas deslizantes: Uma invenção top para facilitar a vida do carteiro na hora de carregar e descarregar.

Esse verdadeiro Frankstein da Volkswagen pesava cerca de mais de uma tonelada, mas compensava com muito espaço interno e praticidade. O motor 1.2 refrigerado a ar, de 34 cv, fazia o trabalho nas ruas, permitindo que os carteiros desfilassem suas entregas numa boa.

Sucesso na Alemanha e na Suíça

Créditos: Volkswagen

A produção do Fridolin entrou em ação em 1964, nas fábricas da Westfalia-Werke. Entre 1964 e 1974, foram fabricadas cerca de 6.000 unidades, e, a maioria desses filhotes foi direto para os Correios da Alemanha.

O sucesso foi tamanho que o serviço postal da Suíça resolveu seguir a onda e encomendou cerca de 1.000 unidades. Só que os suíços, sempre com suas exigências, pediram algumas melhorias, como:

  • Motor maior para encarar as estradas sinuosas dos Alpes.
  • Freios a disco dianteiros para aqueles que prezam pela segurança.
  • Espelhos externos nos para-lamas dianteiros, porque visibilidade é tudo!
  • Interiores mais sofisticados e vidros adicionais, porque conforto nunca é demais.

Por que o nome Fridolin?

Créditos: Volkswagen

O nome oficial do carro é Volkswagen Tipo 147 Kleinlieferwagen, mas rapidamente conquistou o apelido carinhoso de Fridolin. E por que esse nome? Não se sabe ao certo, mas há algumas teorias engraçadas:

  1. Dizem que um funcionário da Volkswagen, ao ver o protótipo, achou que ele tinha a cara de um colega de trabalho chamado Fridolin.
  2. Outros dizem que o nome vem de uma palavra alemã que descreve uma criança travessa.

O apelido realmente pegou, e até hoje, o Fridolin é conhecido assim no mundo automotivo!

O Raro Fridolin Hoje em Dia

Créditos: Volkswagen

Como todo veículo utilitário, o Fridolin enfrentou uma vida corrida no dia a dia. Usado e ~maltratado~ com intensidade pelos carteiros, a maioria não recebeu os cuidados que merecia e acabou sucateada. Hoje em dia, estima-se que existam menos de 200 unidades sobreviventes. Um Fridolin que passa por uma boa reforma pode custar mais de R$ 400 mil, dependendo do estado e originalidade do veículo. Algumas dessas relíquias foram salvas e restauradas com aquele carinho, e algumas até apareciam em eventos de carros antigos.

A Importância do Fridolin para a VW

Créditos: Volkswagen

Mesmo sendo um modelo pouco reconhecido, o Fridolin tem uma importância na história da Volkswagen que não pode ser ignorada. Ele foi um dos primeiros veículos da marca a ser desenhado para um propósito específico, abrindo as portas para uma nova era de utilitários personalizados.

Além disso, o conceito de minivan compacta e funcional foi um passo à frente, prevendo a popularidade das minivans e SUVs urbanos que conhecemos e adoramos hoje!

Conclusão: Um Ícone Escondido Mas Valioso

Créditos: Volkswagen

O Volkswagen Fridolin Tipo 147 pode não estar no top 5 do ranking de carros famosos como o beetle ou a Kombi, mas sua história super interessante vale a pena ser contada. Criado para dar uma mão à galera dos Correios Alemães, esse furgãozinho peculiar conquistou um lugar especial no coração dos fãs da VW.

Se você é do time que ama carros clássicos e está à caça de algo realmente exclusivo, um Fridolin restaurado é um verdadeiro tesouro. Mas fica a dica: tenha um bom fundo de emergência, porque modelos conservados podem ultrapassar os R$ 400 mil, e achar um em bom estado é como procurar uma agulha no palheiro!

Quem diria que um carrinho tão curioso, criado só para entregar cartas e pacotes, se tornaria um dos Volkswagen mais raros e cobiçados do planeta? Se você avistar um por aí, saiba que está prestes a encontrar um pedaço autêntico da história automotiva alemã!

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