A Mitsubishi L200 é uma referência incontornável entre as picapes japonesas no mercado brasileiro, consolidando um legado que transcende os 40 anos de produção global, com 25 deles dedicados ao Brasil. Este veículo se destaca não apenas pela sua robustez e versatilidade, mas também por sua evolução constante ao longo das décadas, o que o posiciona como um ícone de inovação no segmento automotivo.
A jornada da L200 teve início em 1978 no Japão, sob o nome Forte, um reflexo de sua concepção robusta e capacidade de carga de até uma tonelada. À medida que a produção avançava, este modelo atravessou fronteiras, ganhando diferentes nomes dependendo do mercado, como Mighty Max nos EUA e Dodge D-50 e Plymouth Arrow, através de uma colaboração com a Chrysler. Sua fama global foi impulsionada pela diversidade de motorizações e a crescente rede de produção em países como a Tailândia, um dos principais polos de picapes do mundo.
A segunda geração, introduzida em 1986, marcou a expansão da linha L200 com novas opções de cabine e motores a diesel mais potentes. Esta fase também assinalou a chegada da L200 ao Brasil, onde, apesar de críticas iniciais ao desempenho do motor 2,5 a diesel, ajustes subsequentes, incluindo a adição de turbocompressores, asseguraram sua aceitação e popularidade entre o público brasileiro.
A produção local da L200 começou em 1999 na planta de Catalão, Goiás, destacando-se gradualmente através do lançamento de modelos com melhorias significativas, como a versão Savana e a HPE, que incorporava um motor turbodiesel mais potente e um design renovado. A L200 Sport, lançada em 2003 com transmissão automática, redefiniu os padrões de conforto e performance off-road no Brasil.
Com a chegada da quarta geração em 2005, a L200 experimentou um salto em termos de design e modernidade, acompanhado por avanços no desempenho dos motores turbodiesel e a implementação da tração Super Select 4WD, otimizando a aderência em diferentes terrenos. A variante brasileira, L200 Triton, introduzida em 2008, firmou a Mitsubishi no mercado com sua robustez e diversidade de motores, incluindo opções a diesel e flex.
A geração atual, lançada globalmente em 2014 e no Brasil como L200 Triton Sport em 2017, ilustra um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Inspirada no design do conceito GR-HEV, traz refinamentos mecânicos e estéticos, além de tecnologias avançadas de assistência ao condutor, reforçando a posição da L200 como líder em seu segmento.
Ao longo de quatro décadas, a L200 alcançou a marca impressionante de 4,7 milhões de unidades vendidas em mais de 150 países, uma prova de sua qualidade, durabilidade e inovação. A Mitsubishi continua a investir em tecnologia para garantir que a L200 permaneça uma escolha atraente e competitiva, adaptando-se às exigências de um mercado global cada vez mais focado em sustentabilidade.
Quando o assunto é picapes japonesas no Brasil, é impossível não lembrar da Mitsubishi L200. Ela é uma das favoritas do público brasileiro e carrega consigo um legado de 40 anos de produção global, dos quais 25 anos são de história no mercado nacional. Ao longo das décadas, essa picape não apenas se manteve relevante, mas também evoluiu para atender às exigências de diferentes públicos ao redor do mundo. Hoje, ela representa muito mais do que um simples utilitário: é um símbolo de robustez, versatilidade e inovação.
As Origens da L200
la trayectoria de Mitsubishi L200 começou em setembro de 1978, quando o modelo foi lançado no Japão com o nome Fuerte. Essa palavra de origem italiana, que significa “forte” também em português, refletia a proposta da picape: uma estrutura robusta e capacidade para carregar até uma tonelada. Inicialmente, o modelo era oferecido apenas com cabine simples e tinha um design que mesclava elementos automotivos, como os quatro faróis circulares, conferindo uma aparência moderna para a época.
A produção se concentrava na fábrica de Okazaki, no Japão, mas rapidamente expandiu para outros mercados importantes, como a Tailandia, um dos maiores polos de produção de picapes do mundo. O modelo foi um sucesso imediato, especialmente por suas motorizações diversificadas. Nos Estados Unidos, ela foi chamada de Mighty Max, enquanto, por meio de uma parceria com a Chrysler, ganhou os nomes Dodge D-50 Es Plymouth Arrow. Com isso, a L200 começou a conquistar o mundo.
Evolução e Crescimento Global
Em março de 1986, a Mitsubishi apresentou a segunda geração da L200. Agora, a picape oferecia mais opções para atender diferentes necessidades: cabine simples, cabine estendida (Club Cab) e cabine dupla. Essa geração introduziu motores a diesel mais potentes, como o 2,5 litros com versões de 68 cv Es 84 cv (este com turbo). A tração 4×4 também foi aprimorada, oferecendo melhor desempenho em terrenos adversos.
Durante essa fase, a L200 recebeu diferentes nomes ao redor do mundo. Na África do Sul, era chamada de Colt, enquanto no Japão, a versão com cabine dupla foi batizada de camino. Essa diversidade de nomenclaturas e versões ajudou a L200 a se consolidar como um veículo global.
Foi também nessa geração que a Mitsubishi L200 chegou ao Brasil, em 1993. Inicialmente, ela era importada pelo grupo Souza Ramos, e seu motor 2,5 a diesel com 87 cv foi uma das principais críticas do mercado, pois oferecia desempenho limitado. No entanto, com adaptações, como a adição de turbocompressores, o modelo ganhou mais força e conquistou o público brasileiro.
A L200 no Brasil: Produção Local e Adaptações
A produção nacional da L200 começou em 1999, na fábrica de Catalão, Goiás, com um índice de 50% de conteúdo local. O modelo foi recebendo melhorias ao longo dos anos, como a introdução de motores mais potentes, suspensões aprimoradas e versões voltadas para o público off-road, como a Savana. Em 2001, a versão HPE trouxe um motor turbodiesel com 118 cv, dois amortecedores por roda e um visual atualizado.
O sucesso continuou com a chegada da L200 Sport, em 2003, que marcou a estreia de uma transmissão automática de quatro marchas, a primeira em uma picape a diesel no Brasil. A série Sport oferecia uma dirigibilidade confortável, mesmo nos terrenos mais desafiadores, e estabeleceu novos padrões para o segmento.
Quarta Geração: Um Salto em Modernidade
A quarta geração da L200, revelada em 2005, trouxe um design mais moderno, com linhas arredondadas e maior inclinação no para-brisa, refletindo as tendências automotivas da época. Além do visual, os motores turbodiesel, como o 2,5 litros de 136 cv y el 3,2 litros de 165 cv, elevaram o desempenho e reduziram as emissões poluentes.
Essa geração também introduziu a tração Super Select 4WD, que permitia o uso do modo 4×4 mesmo em superfícies de alta aderência, como o asfalto. Essa inovação foi muito bem recebida pelos consumidores e ajudou a L200 a se destacar em relação às concorrentes.
A L200 Triton no Brasil
No Brasil, essa geração foi batizada de L200 Triton, lançada em 2008. Com um visual robusto e opções de motores que iam desde o 2,5 turbodiesel de 141 cv hasta el V6 flexível, a Triton consolidou a presença da Mitsubishi no mercado nacional. A suspensão revisada, que utilizava molas helicoidais na dianteira, e a ampla gama de equipamentos de série tornaram o modelo uma referência em conforto e capacidade off-road.
A Atual Geração: Inovação e Sustentabilidade
A quinta geração da L200, lançada globalmente em 2014, trouxe um design inspirado no conceito híbrido GR-HEV, com linhas que transmitiam robustez e modernidade. Os motores foram atualizados para atender às normas ambientais mais rigorosas, e o sistema Super Select 4WD-II passou a oferecer acionamento eletrônico, facilitando o uso.
No Brasil, a nova L200 Triton Sport, lançada em 2017, manteve o foco na cabine dupla e tração 4×4, oferecendo o motor 2,4 turbodiesel de 190 cv. Com tecnologias avançadas, como controle eletrônico de estabilidade, e um interior que se aproximava do conforto de um sedã, essa geração elevou ainda mais o padrão da linha L200.
Legado Global e Futuro
Ao longo de 40 anos, a série L200 alcançou um marco impressionante de 4,7 milhões de unidades vendidas em mais de 150 países. Além disso, a parceria da Mitsubishi com a FCA resultou em variações do modelo, como a Fiat Fullback y el Ram 1200, para atender a mercados específicos.
Para o futuro, a Mitsubishi continua investindo em tecnologias que combinam sustentabilidade e desempenho, garantindo que a L200 permaneça competitiva em um mercado cada vez mais exigente.
Conclusión
Seja na cidade, no campo ou em terrenos desafiadores, a Mitsubishi L200 provou ao longo de suas gerações que é uma picape versátil, robusta e inovadora. Você, que busca um veículo confiável e com um histórico sólido, encontra na L200 uma companheira pronta para enfrentar qualquer desafio.
Com um preço inicial competitivo e a confiança de décadas de evolução, a L200 continua sendo uma escolha certeira. No Brasil, a Triton Sport mantém viva essa tradição, combinando o melhor da engenharia japonesa com as necessidades do público brasileiro. Afinal, investir em uma L200 é investir em qualidade, durabilidade e inovação.