Em 2019, o Jaguar I-Pace ganhou os holofotes como o Carro Mundial do Ano, prometendo revolucionar o mundo dos carros elétricos. Mas, como um drama de novela, a coisa não saiu exatamente como planejado. A Jaguar teve que tomar a dura decisão de recomprar e até destruir milhares de unidades devido a problemas sérios com as baterias. 😬

O que rolou?

Imagem: Reprodução

As vendas do I-Pace não foram nem de perto o que a Jaguar esperava. Teve recall, problemas de confiabilidade e até algumas histórias de incêndios. E o principal vilão da trama? As baterias da LG, que adoravam esquentar a cabeça – e todo o resto! As tentativas de resolver isso com atualizações de software foram um fiasco. 😩

Então, no final de 2024, a Jaguar anunciou que ia recomprar cerca de 2.800 unidades nos Estados Unidos. E não parou por aí: programas similares rolaram em outros cantos do mundo, como o Reino Unido. Fotos de um cemitério de I-Pace empilhados viralizaram nas redes sociais, e foi um verdadeiro drama para o modelo. 😢

A análise da bagunça

As baterias problemáticas foram fabricadas pela LG Chem em 2017. E não parou só no I-Pace, não! Outras montadoras, tipo a chevrolet com o Bolt EV, também enfrentaram recalls e compensações pesadas. O I-Pace em questão foi feito entre janeiro de 2018 e março de 2019, lá na Magna Steyr, na Áustria.

Impacto no bolso e na imagem

Com um preço inicial de US$ 72.500 (cerca de R$ 360.000), o I-Pace saiu com a fama arranhada. E a recompra e destruição de tantas unidades não só pesaram no bolso da Jaguar, mas também balançaram a confiança dos consumidores na marca. 😳

O que a Jaguar tá fazendo?

Imagem: Reprodução

Em lugares como Portugal, a Jaguar decidiu entrar na dança oferecendo uma opção: ou o cliente trocava a bateria dos modelos afetados ou recebia a grana de volta pra pegar outro carro da marca. Vira-virou, né?

Conclusão da história

Esse babado todo com o I-Pace mostra que a transição para os carros elétricos não é um mar de rosas. Problemas de confiabilidade podem prejudicar tanto a reputação quanto as finanças das montadoras. A Jaguar, que quer ser 100% elétrica até o final da década, vai ter que lidar com essas questões direitinho se quiser ter um futuro brilhante. ✨

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