Uma Experiência Incomparável ao Volante
Andar de Fusca conversível sem pressa é uma experiência única. O vento no rosto, o ronco característico do motor boxer e o design icônico fazem desse clássico da वोक्सवैगन um verdadeiro sonho para os amantes de पुरानी गाड़ियाँ. No Brasil, essa versão do Fusca nunca foi produzida oficialmente, tornando os modelos conversíveis ainda mais raros e desejados.
A linha Typ 14A Hebmüller Cabriolet, uma das primeiras versões conversíveis do Fusca, teve pouquíssimas unidades fabricadas no mundo. Estima-se que apenas 100 exemplares ainda existam, tornando esse modelo um verdadeiro tesouro para colecionadores.
A História do Fusca Conversível no Brasil
Nos anos 90, quando इतामार फ्रेंको decidiu relançar o Fusca no Brasil, um evento especial marcou esse retorno. Em 1993, apenas dois exemplares conversíveis foram fabricados com o apoio da Sulam, uma empresa especializada em customizações. Essas unidades fizeram parte do evento de relançamento na fábrica da वोक्सवैगन em São Bernardo do Campo (SP).
Outras poucas empresas também produziram versões conversíveis do Fusca dentro de padrões de alta qualidade. Nos Estados Unidos, a própria वोक्सवैगन lançou o Super Beetle, uma versão oficial conversível. No Brasil, no entanto, a fabricante nunca lançou um modelo de produção em série com capota removível.
O Raro Fusca 1969 Conversível à Venda
O exemplar que está à venda atualmente na loja Lart, em São Paulo, é um Fusca 1969 convertido com padrões rigorosos de qualidade. A customização foi realizada pela empresa Trocar Autos Antigos, que garantiu a homologação pelo Inmetro e pelo Detran. O modelo está sendo vendido por R$ 165 mil, um valor justificado pela raridade e pelo alto padrão da restauração.
ए pintura de dois tons, combinando vinho e creme, realça ainda mais o charme clássico do veículo. O interior também recebeu atenção especial, com acabamento refinado em tom claro e detalhes originais, incluindo volante, cluster, botões do painel, rádio cromado e maçanetas.
Detalhes Que Fazem a Diferença
हे परिवर्तनीय छत, quando recolhido, fica perfeitamente dobrado na parte traseira, fixado por botões de pressão, exatamente como nas versões originais europeias. Os pneus de faixa branca और यह calotas cromadas adicionam um toque de elegância, enquanto os faróis com viseiras relembram os acessórios originais de época.
Na parte mecânica, o Fusca 1969 conta com um motor 1.3 boxer de quatro cilindros, refrigerado a ar, com carburador de corpo simples. Esse conjunto gera 46 cv de potência e 9 kgfm de torque a 2.800 rpm, acoplado a um câmbio manual de quatro marchas. O desempenho, claro, é modesto: a velocidade máxima é de 105 km/h e o tempo de 0 a 100 km/h é de cerca de 45 segundos.
Dirigir um Clássico Requer Cuidados
A estrutura do Fusca 1969 conta com स्वतंत्र निलंबन सामने और semi-eixo oscilante na traseira, ambos com barra de torção. आप freios a tambor exigem atenção extra na frenagem, e a direção sem assistência pede mais esforço ao motorista. Por isso, conduzir esse clássico é uma experiência que exige calma e apreciação pelo passado da indústria automobilística.
O Mercado dos Clássicos no Brasil em 2025
O interesse por carros clássicos está cada vez maior no Brasil. Modelos restaurados com alto padrão de qualidade, como esse Fusca conversível 1969, têm atraído colecionadores e entusiastas dispostos a investir alto nesses veículos. A valorização dos clássicos é uma realidade, e carros como esse tendem a se tornar ainda mais raros e valiosos com o passar dos anos.
Se você sempre sonhou em ter um Fusca conversível, essa pode ser uma oportunidade única. Afinal, encontrar um exemplar em perfeito estado, restaurado nos mínimos detalhes e com documentação regularizada, é algo que não acontece todos os dias.