Quando falamos em Dacia Duster, talvez você não reconheça de imediato, especialmente se estiver por aqui no ब्राज़िल ou em outras partes da América do Sul. O que mais aparece por aqui são os modelos da रेनॉल्ट, que é a marca mãe. Mas, se você estiver na Romênia ou na Europa Oriental, esse nome é quase uma lenda.
हे Dacia Duster é um dos SUVs mais populares da Europa. Ele conquistou o coração da galera pela robustez e, é claro, pela relação custo-benefício que não deixa a desejar. No ano de 2024, fez até barulho ao se tornar o SUV mais vendido no varejo europeu, passando na frente de marcas como Volkswagen, Peugeot e até Toyota.
Agora, em 2025, a Dacia resolveu surpreender e apresentou a nova Dacia Duster Picape. É uma versão cabine dupla do SUV, cheia de pegada e com uma caçamba que é tudo de bom para quem busca praticidade.
Continue lendo para descobrir todos os detalhes sobre essa novidade: design, motorização, opções de versões, preços e até se ela faria sucesso fora da Romênia, tipo no Brasil!
Prepare-se, porque a história de como um SUV de sucesso pode se transformar em uma picape diferenciada é incrível.
O sucesso do Dacia Duster na Europa
Mas antes de a gente entrar no assunto picape, que tal entender por que o Duster é tão amado?
O modelo começou a ser vendido em 2010, com a proposta de ser um SUV acessível, mas que não deixasse a confiabilidade de lado. Ele usa a mesma base da Renault, o que significa que você tem componentes comprovados e um baixo custo de manutenção.
Na Europa, ele se tornou um carango prático para famílias, jovens e empresas que precisam de algo बहुमुखी यह है प्रतिरोधी.
O grande trunfo dele sempre foi o preço acessível. Enquanto outros SUVs custam facilmente mais de €30.000 (em torno de R$173.000), você encontra o Duster por apenas €17.200 (aproximadamente R$99.300).
Essa diferença levou o modelo a se tornar líder de vendas na Europa.
Agora, imagina um SUV campeão de vendas e a ideia de criar uma versão picape? Assim nasceu a Duster Picape.
A transformação em picape: como nasceu a novidade

O mais legal é que a Dacia não fez essa transformação sozinha. Para criar a Picape Duster, contou com a ajuda da Romturingia, uma empresa local especializada em adaptações automotivas.
O processo foi simplinho, mas eficaz. Olha só:
- Remoção da porta traseira tradicional.
- Modificação da traseira para acomodar a caçamba.
- Adição de um reforço estrutural para suportar as cargas.
E assim nasceu a primeira picape SUV cabine dupla da Dacia.
ए बाल्टी tem 1.050 mm por 1.000 mm. Pode parecer pequena, mas aguenta até 430 kg de carga útil. Ou seja, dá pra carregar materiais de construção, ferramentas ou aquelas malas extras para uma viagem!
Sem contar que a caçamba vem com quatro pontos de ancoragem, garantindo que tudo fica seguro durante o passeio.
Design externo: um SUV transformado em picape

Visualmente, a Picape Duster mantém a identidade forte do SUV, especialmente na frente, que continua com aquele मज़बूत डिज़ाइन e característico.
As mudanças aparecem da metade para trás, onde o porta-malas foi trocado pela caçamba. O resultado? Um carro que parece ter nascido assim, em vez de ter passado por uma adaptação improvisada.
Interior: novidades discretas, mas importantes

Dentro, a cabine é bem parecida com a do SUV, o que significa:
- Acabamento simples, mas funcional.
- Painel prático, com telas digitais e botões fáceis de usar.
- Conforto para quatro adultos.
A única novidade relevante está nos bancos traseiros, que agora tem um apoio de braço central, deixando a viagem muito mais confortável e dando aquele toque premium.
Motorização: nada além do já conhecido

Se você esperava algo novo na motorização, a Dacia decidiu manter o que já funciona. A Picape Duster vem com as mesmas opções do SUV:
- Hybrid 140: motor híbrido de 140 cv, focado em economia.
- Mild-hybrid 130 4×4: motor a gasolina, tração integral e 130 cv.
Ambas oferecem aquele desempenho confiável, sem grandes mudanças.
Isso é ótimo para a confiança, mas será que seria legal uma versão mais potente para cargas?
Versões e cores disponíveis
ए Picape Duster tem três versões de acabamento:
- Expression
- Extreme
- Journey
E entre sete cores para escolher:
- Sandstone
- Lichen Kaki
- Terracota Brown
- Glacier White
- Schiste Grey
- Pearl Black
- Cedar Green
Então, dá para personalizar de acordo com seu estilo, seja mais साहसी या जटिल.
Capacidade de carga: limitações e vantagens

Um dos aspectos que mais dá o que falar sobre a Picape Duster é sua capacidade de carga.
साथ 430 kg úteis, fica atrás de picapes tradicionais como a फिएट स्ट्राडा (720 kg) ou a टोयोटा हिलक्स (mais de 1.000 kg).
Mas lembre-se, o Duster foi projetado como um SUV urbano. A conversão em picape não foi feita para competir com carros de carga pesada, mas para atender quem quer:
Por esse motivo, o modelo se sai super bem!
Preço: a parte mais polêmica
Vamos falar do que realmente importa: o preço da Picape Duster.
पर Romênia, as vendas começaram em 17 de setembro de 2025, com o preço inicial de €25.983, ou cerca de R$149.900.
Isso é bem mais alto que a versão básica do SUV, que é apenas €17.200 (aproximadamente R$99.300).
Para comparação:
- Duster SUV Hybrid 140 Extreme: €23.950 (R$138.300).
- ए Picape Duster se torna o modelo mais caro da linha Duster no mercado romeno.
A pergunta que fica é: será que o público vai topar pagar mais por um carro que, na prática, oferece menos espaço interno e capacidade de carga que picapes tradicionais?
A Picape Duster faria sucesso no Brasil?

Agora, vamos ao que interessa: será que a Duster Picape faria sucesso no Brasil?
Por aqui, o mercado de picapes compactas e médias é liderado por:
- फिएट स्ट्राडा – a queridinha do povo.
- शेवरले मोंटाना – cheia de estilo e conectividade.
- Volkswagen Saveiro – ainda firme e forte no mercado.
- Renault Oroch – curiosamente, uma picape que já é descendente do Duster.
O detalhe é que você deve lembrar da Renault Oroch, lançada em 2015 e que foi feita exatamente para esse nicho.
A diferença? A Oroch tem uma caçamba maior e capacidade de carga superior, o que a torna bem mais prática.
Portanto, seria difícil ver a Duster Picape chegando ao Brasil, já que a Oroch já cobre essa necessidade.
Vale a pena?
Se você estivesse na Romênia ou em países vizinhos, a resposta varia dependendo do que você procura:
- Se busca uma picape para trabalho pesado, a resposta é não.
- Se quer um SUV diferente, com uma caçamba útil, a resposta é sim.
O principal ponto favorável da Picape Duster é ser um carro अकेला, diferente do que você vê na maioria das ruas.
Conclusão: uma picape curiosa, mas de nicho

ए Dacia Duster Picape é um exemplo clássico de como as montadoras podem encontrar soluções criativas para mercados específicos.
Olha só:
- Ela surgiu do sucesso do Duster SUV.
- Foi transformada em उठाना com a colaboração da Romturingia.
- Tem uma caçamba pequena, mas funcional.
- Oferece os mesmos motores híbridos conhecidos.
- Custa cerca de R$149.900, tornando-se a opção mais cara da linha Duster.
No final, é mais uma curiosidade automotiva do que uma revolução no mercado.
Pra você, que está acostumado a ver picapes como Strada, Hilux ou até mesmo a Oroch, a Picape Duster pode parecer limitada. Mas para o público europeu, que não tem tantas opções, isso pode ser bem atraente.
E fica a pergunta: será que vale a pena pagar mais por um carro só pelo fator exclusividade?