ए Volkswagen Brasília é tipo um símbolo na história dos carros brasileiros! Lançada em 1973, ela veio para substituir o famoso Fusca, mas mesmo não conseguindo esse feito, se destacou entre os queridinhos da década de 70. Agora, um modelo raríssimo de 1974, todo marronzão Caravela e com apenas dois donos e 91 mil km originais, tá disponível por R$ 75 mil.
Como Tudo Começou: A Brasília
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Nos anos 70, a Volkswagen do Brasil tava se coçando para competir com modelos como o Chevrolet Chevette, que tinha chegado ao mercado no mesmo ano. Para não ficar para trás, eles decidiram criar um carro que atendesse às demandas do público brasileiro. Sob o comando do designer Márcio Piancastelli, a equipe fez a Brasília, que foi um dos primeiros carros projetados fora da Alemanha, ao lado do esportivo VW SP2.
Design e Detalhes Técnicos
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A Brasília chegou com um design bem diferente para sua época, misturando um pouco dos outros modelos da VW com um toque todo especial. Parecendo uma versão compacta da Variant, ela tinha uma identidade única. Menor que o Fusca, se dava super bem com o espaço interno, garantindo conforto aos passageiros.
Com um motor 1.6 refrigerado a ar, que lembrava o do VW 1600 de quatro portas, a Brasília mandava ver com 60 cv de potência. Em testes da revista Autoesporte de 1973, ela alcançou uma velocidade máxima de 134,328 km/h, superando os 130 km/h prometidos. A aceleração de 0 a 100 km/h foi feita em apenas 15 segundos, se destacando entre os autopropulsados da época!
Conforto e Interior
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O interior da Brasília era simples mas muito funcional. O painel trazia velocímetro, hodômetro total e marcador de combustível, e a área do rádio geralmente continuava vazia, já que muitos donos preferiam preservar a originalidade do carro. Os bancos e forrações de porta, após tantas décadas, ainda estavam em ótimo estado, provando que os materiais usados eram de alta qualidade!
A Brasília e seu Sucesso no Mercado
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Fabricada de junho de 1973 até março de 1982, a Brasília fez sucesso total, com mais de 1 milhão de unidades saindo das fábricas! Seu charme vem de um design bacana, economia no consumo de combustível e a facilidade de manutenção. Mesmo com todo esse sucesso, a produção parou em 1982, em parte por conta do lançamento do Volkswagen Gol em 1980, que trouxe uma série de novidades que atendiam ao que o público queria.
A Brasília e os Colecionadores
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Nos últimos tempos, a Brasília ganhou um status de estrela entre colecionadores e apaixonados por carros clássicos. Modelos bem conservados ou restaurados têm disparado em valor. O famoso modelo de 1974 que mencionamos antes, à venda por R$ 75 mil, é um exemplo perfeito dessa valorização. A originalidade, o estado de conservação e a cor rara têm pesado bastante na hora de definir o preço desses belos veículos!
Em Resumo
2025 में, Volkswagen Brasília ainda é motivo de celebração como um ícone do nosso mercado automotivo. Sua mistura de design clássico, engenharia sólida e a importância que teve na história automotiva garantem seu espacinho especial entre os amantes de carros old school. Para quem quer relembrar os bons tempos do automobilismo nacional, a Brasília é uma verdadeira viagem no tempo!