रेनॉल्ट tá na pista para fazer história no mercado automobilístico brasileiro com sua nova transmissão para carros híbridos. हे Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) já deu o sinal verde e registrou a patente do câmbio Multimode. Essa é uma tecnologia feita sob medida para veículos eletrificados, que promete deixar tudo mais eficiente e sem aquele desperdício de energia que a gente não gosta.

O que é esse tal de câmbio Multimode?

Duster Hybrid de terceira geração vem com o câmbio Multimode — Foto: Divulgação

Diferente daquelas transmissões que a gente já conhece, o Multimode não precisa daquela embreagem tradicional. Ele usa atuadores eletrônicos para engatar e desengatar as marchas. Isso significa que as trocas são mais suaves e o desempenho, muito mais eficiente. Sacou?

पर Europa, já tem carro usando essa tecnologia, como o Dacia Duster Hybrid de terceira geração e o SUV Renault Rafale. Agora, com a patente no ब्राज़िल, a galera já está ansiosa para ver isso em futuros híbridos flex da marca por aqui.

Como funciona esse sistema?

हे câmbio Multimode trabalha com três atuadores eletrônicos, que ficam ali fazendo a conexão das marchas. O torque do motor a combustão é ajustado com carinho antes de trocar as marchas, garantindo que tudo aconteça de forma suave e eficiente. Essa tecnologia é baseada no conceito de embreagem cachorro (dog clutch), que é mais leve e eficaz que os câmbios de dupla embreagem tradicionais.

No total, a transmissão da रेनॉल्ट tem quatro marchas conectadas ao motor a combustão यह है duas ligadas ao motor elétrico, o que dá até 15 combinações possíveis. Isso ajuda a otimizar a potência e, com isso, reduzir o desperdício de energia.

De acordo com a रेनॉल्ट, ओ câmbio Multimode यह है 15% mais eficiente que uma transmissão DCT (dupla embreagem), o que faz dele uma opção super atraente para carros híbridos.

Vantagens do câmbio Multimode

Renault Rafale é outro SUV que também traz a caixa Multimode — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
  • Maior eficiência energética: Menos 15% de desperdício de energia em comparação com câmbios comuns.
  • Trocas de marcha sem stress: Com controle eletrônico avançado, os trancos ficam no passado, e a dirigibilidade sobe lá em cima.
  • Leveza: O sistema é mais leve que um câmbio de dupla embreagem, ajudando na eficiência do carro.
  • Frenagem regenerativa: Borboletas no volante deixam você ajustar diferentes níveis de recuperação de energia, igualzinho aos carros elétricos.

Quando é que essa tecnologia vai aterrissar no Brasil?

Apesar do registro no INPI, ainda não tem confirmação oficial sobre quando vamos ver essa tecnologia nos próximos lançamentos da रेनॉल्ट por aqui. A marca está na ativa desenvolvendo modelos híbridos flex, mas a previsão é que as primeiras belezuras que chegarem por aqui venham com um sistema mais simples, usando um motor TCe turbo e um híbrido leve de 48V, com transmissão automatizada de dupla embreagem.

Os modelos mais cotados para trazer essa novidade para o Brasil entre 2026 e 2027 são o SUV Boreal और यह picape Niagara, ambos da Renault. A expectativa é que esses carros já venham com um sistema eletrificado bem acessível, antes de a gente ver a mágica do câmbio Multimode por aqui.

निष्कर्ष

Renault Rafale Esprit Alpine – lateral — Foto: Divulgação

रेनॉल्ट segue firme na sua missão de eletrificar tudo e trazer tecnologias mais eficientes para o mercado automotivo. O câmbio Multimode é um passo à frente na nossa jornada rumo a veículos híbridos e elétricos, oferecendo eficiência, economia de energia e mudando as trocas de marcha para melhor. Embora ainda não saibamos quando ele vai chegar por aqui, essa patente é um sinal de que a Renault está preparando o terreno para um futuro mais टिकाऊ यह है tecnológico nas nossas estradas. Agora é só esperar e torcer para que essa inovação chegue logo!

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