A Toyota planeja lançar o Yaris Cross no mercado brasileiro no próximo ano. Além disso, está nos estágios finais de preparação para a chegada da picape derivada do Corolla, prevista para iniciar a produção no final de 2025 e chegar às concessionárias entre o final de 2026 e o início de 2027. A picape do Corolla compartilhará a plataforma TNGA com o sedan e o SUV da Toyota. O destaque será a motorização híbrida PHEV flex, com potência estimada de mais de 220 cavalos. Com eficiência energética e inspiração no conceito EPU, a Toyota visa fortalecer sua presença no mercado brasileiro.
A Toyota está determinada a recuperar o tempo perdido no mercado brasileiro. Com esse objetivo em mente, a montadora japonesa está se preparando para lançar um veículo inovador: o Yaris Cross, programado para chegar ao Brasil no próximo ano. Além disso, a empresa já está nos estágios finais de preparação para a chegada da aguardada picape derivada do Corolla.
O que Esperar da Picape do Corolla?
Ainda sem um nome definido, a picape do Corolla está programada para iniciar sua produção no final de 2025. Isso significa que o modelo estará disponível nas concessionárias brasileiras entre o final de 2026 e o início de 2027.
Motivo do Nome “Picape do Corolla”
A designação “picape do Corolla” surge devido à plataforma compartilhada com o sedan e o SUV da Toyota, conhecida como TNGA. Esta decisão estratégica permite à empresa otimizar recursos e compartilhar peças entre os diferentes modelos, reduzindo custos e agilizando o processo de produção. Segundo fontes do Autos Segredos, a nova picape deve compartilhar componentes como capô, pára-lamas dianteiros e portas dianteiras com o SUV da marca.
Tecnologia Híbrida e Desempenho
Um dos aspectos mais aguardados da picape do Corolla é sua motorização híbrida. A Toyota planeja adotar um sistema PHEV flex, uma evolução do motor utilizado no RAV4, lançado recentemente no Brasil. Este sistema incluirá um motor 2.5 aspirado flex e dois propulsores elétricos, proporcionando uma potência estimada de mais de 220 cavalos. Uma característica especialmente notável é a tração nas quatro rodas, que promete melhorar a capacidade off-road do veículo.
Eficiência Energética
Além do desempenho, a Toyota destaca a eficiência energética da picape. Com base nos números do RAV4 PHEV no Inmetro, espera-se que o veículo alcance até 14,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Embora esses números sejam impressionantes, é importante notar que o consumo pode ser ligeiramente maior quando abastecido com etanol.
Inspirada no Conceito EPU
No ano passado, a Toyota apresentou o conceito de uma picape monobloco chamada EPU no Salão de Tóquio, no Japão. Embora tenha um design futurista, esse conceito pode fornecer insights sobre o visual e as dimensões da nova picape nacional. Por exemplo, as dimensões do protótipo EPU a colocam como uma picape maior que a Fiat Toro, com 5,07 metros de comprimento em comparação com os 4,94 metros do modelo italiano.
Conclusão
Com o lançamento da picape do Corolla, a Toyota busca fortalecer sua presença no mercado brasileiro e atrair consumidores com uma combinação de tecnologia avançada, desempenho sólido e eficiência energética. Se a empresa conseguir cumprir suas promessas, é possível que essa picape se torne uma forte concorrente no segmento, desafiando modelos estabelecidos como a Chevrolet Montana e a Fiat Toro.