A Renault tá na pista para fazer história no mercado automobilístico brasileiro com sua nova transmissão para carros híbridos. O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) já deu o sinal verde e registrou a patente do câmbio Multimode. Essa é uma tecnologia feita sob medida para veículos eletrificados, que promete deixar tudo mais eficiente e sem aquele desperdício de energia que a gente não gosta.

O que é esse tal de câmbio Multimode?

Duster Hybrid de terceira geração vem com o câmbio Multimode — Foto: Divulgação

Diferente daquelas transmissões que a gente já conhece, o Multimode não precisa daquela embreagem tradicional. Ele usa atuadores eletrônicos para engatar e desengatar as marchas. Isso significa que as trocas são mais suaves e o desempenho, muito mais eficiente. Sacou?

Na Europa, já tem carro usando essa tecnologia, como o Dacia Duster Hybrid de terceira geração e o SUV Renault Rafale. Agora, com a patente no Brasil, a galera já está ansiosa para ver isso em futuros híbridos flex da marca por aqui.

Como funciona esse sistema?

O câmbio Multimode trabalha com três atuadores eletrônicos, que ficam ali fazendo a conexão das marchas. O torque do motor a combustão é ajustado com carinho antes de trocar as marchas, garantindo que tudo aconteça de forma suave e eficiente. Essa tecnologia é baseada no conceito de embreagem cachorro (dog clutch), que é mais leve e eficaz que os câmbios de dupla embreagem tradicionais.

No total, a transmissão da Renault tem quatro marchas conectadas ao motor a combustão e duas ligadas ao motor elétrico, o que dá até 15 combinações possíveis. Isso ajuda a otimizar a potência e, com isso, reduzir o desperdício de energia.

De acordo com a Renault, o câmbio Multimode é 15% mais eficiente que uma transmissão DCT (dupla embreagem), o que faz dele uma opção super atraente para carros híbridos.

Vantagens do câmbio Multimode

Renault Rafale é outro SUV que também traz a caixa Multimode — Foto: Leonardo Felix/Autoesporte
  • Maior eficiência energética: Menos 15% de desperdício de energia em comparação com câmbios comuns.
  • Trocas de marcha sem stress: Com controle eletrônico avançado, os trancos ficam no passado, e a dirigibilidade sobe lá em cima.
  • Leveza: O sistema é mais leve que um câmbio de dupla embreagem, ajudando na eficiência do carro.
  • Frenagem regenerativa: Borboletas no volante deixam você ajustar diferentes níveis de recuperação de energia, igualzinho aos carros elétricos.

Quando é que essa tecnologia vai aterrissar no Brasil?

Apesar do registro no INPI, ainda não tem confirmação oficial sobre quando vamos ver essa tecnologia nos próximos lançamentos da Renault por aqui. A marca está na ativa desenvolvendo modelos híbridos flex, mas a previsão é que as primeiras belezuras que chegarem por aqui venham com um sistema mais simples, usando um motor TCe turbo e um híbrido leve de 48V, com transmissão automatizada de dupla embreagem.

Os modelos mais cotados para trazer essa novidade para o Brasil entre 2026 e 2027 são o SUV Boreal e a picape Niagara, ambos da Renault. A expectativa é que esses carros já venham com um sistema eletrificado bem acessível, antes de a gente ver a mágica do câmbio Multimode por aqui.

Conclusão

Renault Rafale Esprit Alpine – lateral — Foto: Divulgação

A Renault segue firme na sua missão de eletrificar tudo e trazer tecnologias mais eficientes para o mercado automotivo. O câmbio Multimode é um passo à frente na nossa jornada rumo a veículos híbridos e elétricos, oferecendo eficiência, economia de energia e mudando as trocas de marcha para melhor. Embora ainda não saibamos quando ele vai chegar por aqui, essa patente é um sinal de que a Renault está preparando o terreno para um futuro mais sustentável e tecnológico nas nossas estradas. Agora é só esperar e torcer para que essa inovação chegue logo!

Veja o nosso último vídeo:

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