Prepare-se, porque uma revolução histórica está prestes a acontecer com a Volkswagen Amarok! A picape que sempre foi conhecida por sua engenharia alemã, robustez e motor a diesel agora vai dar uma guinada bem ousada. A nova geração da Amarok, que a Volkswagen confirmou, começará a ser produzida na América do Sul em 2027. E a surpresa? Ela vai se basear em uma plataforma chinesa e virá com motorização híbrida. É, mudança total no pensamento da marca!

Fãs da Amarok atual podem ficar um pouco confusos. Afinal, a picape sempre foi relacionada com aquela pegada germânica, mesmo quando fabricada fora da Europa. Mas os tempos mudaram! A Volkswagen resolveu adotar uma abordagem mais globalizada, seguindo o fluxo que seus concorrentes já estão surfando.

Parceria com a chinesa SAIC: um novo caminho para a Amarok

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Ao contrário da Amarok que conhecemos, que continua por aí com várias melhorias e até um facelift, a nova vai ser desenvolvida em parceria com a SAIC, uma gigante chinesa. Isso está mudando todo o DNA da picape!

Se você não conhece a SAIC, saiba que eles estão por trás de muitos modelos que já rodam pelo mundo. A nova Amarok será baseada na Maxus Interstellar X, uma picape moderninha que também é vendida na Austrália como LDV Terron 9.

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Pensa na Amarok como uma pick-up sul-americana com um toque chinês. A plataforma, o tamanho, o design externo e até a interior vão seguir o que já rola no modelo asiático. Mas calma! A VW promete que a essência da marca vai permanecer, especialmente na parte da frente.

Produção na Argentina e aquele investimento pesado

A transição da Amarok não vai ser feita às pressas. Recentemente, executivos da Volkswagen deram uma passada na Casa Rosada, sede do governo argentino, e confirmaram que a nova picape híbrida vai sair da fábrica de General Pacheco, na Argentina. E essa é a mesma fábrica onde a Amarok atual é produzida, mas vai passar por um upgrade significativo para receber o novo modelo.

O investimento anunciado foi de US$ 580 milhões para adaptar a linha de produção, treinar a galera e implementar novas tecnologias. Isso mostra o comprometimento da marca com o mercado sul-americano, mesmo que a tecnologia venha de bem longe.

Motorização híbrida: tecnologia e sustentabilidade

Um dos grandes atrativos técnicos da nova Amarok será o sistema híbrido de propulsão. Embora ainda não tenham soltado detalhes como potência ou autonomia, está confirmado que o modelo sul-americano usará um conjunto híbrido totalmente novo na linha Amarok.

Essa escolha está em linha com as exigências ambientais globais, que não param de apertar, além de atender à crescente demanda por veículos mais eficientes e econômicos, especialmente no segmento de utilitários, onde o combustível costuma ser um vilão.

A plataforma da Maxus Interstellar X já comporta motores diesel, elétricos e híbridos, o que vai facilitar a adaptação ao padrão sul-americano. Se você está atrás de uma picape que une potência, robustez e responsabilidade ambiental, a nova Amarok promete ser a combinação perfeita.

Design robusto, mas com a cara da Volkswagen

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Mesmo com essa base chinesa, a Volkswagen quer deixar claro que a nova Amarok 2027 terá identidade própria. Isso significa que, apesar de usar algumas partes da carroceria e da estrutura da Maxus, a marca alemã vai criar uma frente exclusiva, com seu estilo global inconfundível.

A frente contará com um conjunto óptico em LED com barra única, capô esculpido com vincos arrojados, para-choques reforçados e detalhes que vão dar aquele charme especial. O lado e a traseira vão ter algumas semelhanças com o modelo chinês, mas a frente será sem dúvida Volkswagen.

Com 5,5 metros de comprimento e um entre-eixos de 3,3 metros, a nova Amarok vai figurar entre as maiores picapes médias do mercado latino-americano, com espaço interno de sobra e uma caçamba generosa.

Chassi escada: a versatilidade está garantida

A nova Amarok vai seguir a linha clássica de carroceria sobre chassi (body-on-frame), do tipo escada. Esse tipo é o favorito entre os utilitários que circulam na cidade e no campo, pois oferece maior resistência estrutural e permite diferentes tipos de motorização.

Essa base também facilita a criação de versões mais robustas, com capacidades diferenciadas de carga e tração. Ou seja, você terá uma picape moderna, híbrida e super versátil para várias situações.

Estratégia que já deu certo outras vezes

Talvez você esteja pensando: “E aí, essa mudança vai ser boa mesmo?”. A resposta é sim! E há várias marcas que já provaram isso.

A Stellantis já adotou uma estratégia parecida usando plataformas chinesas nas suas picapes médias, como a Fiat Titano, a Peugeot Landtrek e a nova Ram 1200, que compartilham bases desenvolvidas na Ásia, adaptadas para o nosso jeitinho.

O resultado? Economia de tempo e custos no desenvolvimento e um produto final competitivo e alinhado com as exigências locais. A Volkswagen está seguindo o mesmo caminho, aprendendo com os tropeços e acertos dos outros.

E a Amarok atual, vai ficar onde?

Sim, a Volkswagen não vai largar a mão da Amarok atual movida a diesel. Na verdade, ela vai continuar sendo produzida e vendida em outros mercados fora da América do Sul. O modelo ainda é muito querido por quem valoriza motor diesel, desempenho bruto e toda a tradição que a marca carrega.

A versão híbrida de 2027, no entanto, será exclusiva da América do Sul, focando em quem quer modernidade, eficiência energética e maior conectividade com os novos padrões ambientais.

Está preparado para essa nova Amarok?

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A pergunta que não quer calar! A nova picape vai sair da Alemanha para ganhar uma cara globalizada, com um coração asiático, sendo produzida na América do Sul e com a assinatura da Volkswagen.

Se você é mais tradicional, pode demorar para aceitar essa mudança. Mas não dá pra negar que a nova Amarok traz vantagens palpáveis, como:

  • Motorização híbrida, que ajuda a reduzir o consumo e as emissões;
  • Design moderno e imponente, com aqueles toques que só a VW tem;
  • Plataforma versátil, pronta para futuras adaptações e versões;
  • Custo de desenvolvimento reduzido, o que pode resultar em preço competitivo;
  • Produção regional, gerando empregos e movimentando a economia local.

Além disso, a nova Amarok se posiciona como uma resposta à evolução do mercado automotivo, que está cada vez mais exigente em termos de sustentabilidade, eficiência e tecnologia embarcada.

Considerações finais: o futuro começa agora

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A nova Volkswagen Amarok que chega em 2027 é muito mais do que uma nova versão. Ela representa uma mudança de paradigma na marca, juntando o melhor de vários mundos: a expertise da SAIC, a força produtiva da Argentina, a tradição da Volkswagen e o que o consumidor latino-americano espera.

Para você que sempre acompanhou a Amarok, essa nova etapa será mais do que interessante. E quem sabe você perceba que uma base chinesa pode transformar a picape em algo ainda mais competitivo, tecnológico e conectado ao futuro.

Agora, só nos resta esperar para ver como o mercado vai reagir a essa proposta ousada. Uma coisa é certa: a Amarok de 2027 promete ser um destaque nas ruas, trilhas e garagens de quem procura inovação e força.

Veja o nosso último vídeo:

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