A Volkswagen Parati é uma lenda nacional desde seu lançamento em 1982, se destacando pela versatilidade, confiabilidade e design marcante. Recentemente, um exemplar raro e preservado da Parati Turbo 2002 surpreendeu os entusiastas automotivos. Com apenas 10 mil quilômetros rodados em 22 anos, essa perua mantém sua autenticidade e transporta para a era dourada do automobilismo brasileiro. A preservação impecável da Parati Turbo 2002 é um lembrete da importância de manter viva a história automobilística brasileira, inspirando uma apreciação pelos clássicos automotivos e pelo trabalho artesanal. Um símbolo de excelência atemporal e compromisso com a qualidade, a Parati Turbo 2002 continua encantando colecionadores e entusiastas, sendo mais do que um carro, mas uma cápsula do tempo e um elo vital entre passado e presente.
Desde seu lançamento em 1982, a Volkswagen Parati conquistou os corações dos brasileiros, tornando-se uma verdadeira lenda nacional. Derivada do Gol, essa perua conquistou seu espaço no mercado automotivo brasileiro, destacando-se pela sua versatilidade, confiabilidade e, claro, seu design marcante.
Uma Relíquia Automotiva
Recentemente, Reginaldo de Campinas surpreendeu os entusiastas automotivos ao apresentar um exemplar raro e incrivelmente preservado da VW Parati Turbo, fabricada no ano de 2002. Com suas 4 portas, cor vermelha vibrante e câmbio manual, este exemplar representa não apenas um veículo, mas sim um pedaço da história automobilística brasileira.
O que torna este exemplar ainda mais especial é o fato de que, mesmo após 22 anos desde sua saída da linha de montagem da VW, a Parati Turbo mantém-se praticamente “zero quilômetro”. Com meros 10 mil quilômetros rodados, essa perua preserva toda a sua autenticidade e originalidade, transportando seus espectadores para uma era dourada do automobilismo brasileiro.
Um Glimpse do Passado
Ao observarmos de perto este exemplar único da Parati Turbo 2002, somos transportados para uma época em que o Brasil vivia uma explosão de crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico. Na estrada, a Parati Turbo representava não apenas um meio de transporte, mas sim um símbolo de status e prestígio.
Seus detalhes cuidadosamente conservados, desde o interior imaculado até a pintura reluzente, nos lembram de uma era em que a qualidade e a durabilidade eram características intrínsecas dos veículos fabricados pela Volkswagen.
O Legado Continua
Embora a Parati Turbo 2002 seja uma reminiscência de tempos passados, sua preservação impecável serve como um lembrete da importância de manter viva a história automobilística brasileira. Como uma verdadeira peça de colecionador, este exemplar inspira uma apreciação renovada pelos clássicos automotivos e pelo trabalho artesanal que vai além do mero transporte.
Enquanto o mundo automotivo continua a evoluir com novas tecnologias e inovações, a Parati Turbo 2002 permanece como um testemunho da excelência atemporal e do compromisso com a qualidade que transcende gerações. É um lembrete de que, mesmo em um mundo em constante mudança, algumas coisas, como um clássico bem preservado, nunca saem de moda.
Especificações
A VW Parati Turbo 2002 apresenta um desempenho notável, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e uma velocidade máxima atingindo os 191 km/h. A transmissão é caracterizada por uma embreagem monodisco a seco e um câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.
Sob o capô, encontramos um motor de 999 cm³, com alimentação por injeção multiponto e aspiração por turbocompressor. Este motor de 4 cilindros em linha, identificado pelo código EA111, oferece uma potência máxima de 112 cv a 5500 rpm e um torque máximo de 15,8 kgfm a 2000 rpm. Além disso, as especificações técnicas incluem uma disposição longitudinal, com tuchos hidráulicos e 4 válvulas por cilindro.
Quanto às dimensões, ela possui 1455 mm de altura, 4131 mm de comprimento e 1621 mm de largura, com um peso total de 1061 kg. O porta-malas comporta até 437 litros, enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 51 litros. Os pneus são do tipo 185/60 R14, tanto para os dianteiros quanto para o estepe e os traseiros.
A direção conta com assistência hidráulica e um diâmetro mínimo de giro de 10,4 metros, proporcionando manobras precisas. Na suspensão, destaca-se a configuração dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e a traseira com eixo de torção.
Quanto aos freios, o veículo apresenta discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem eficiente. Em termos de autonomia, é capaz de percorrer 658 km em rodovias e 332 km em áreas urbanas. Assim, em relação ao consumo, atinge uma média de 12,9 km/l em rodovias e 6,5 km/l em áreas urbanas.
Conclusão
A Volkswagen Parati Turbo 2002, com seus impressionantes 22 anos de idade e apenas 10 mil quilômetros rodados, continua a encantar entusiastas automotivos e colecionadores. Mais do que apenas um carro, ela é uma cápsula do tempo, transportando-nos para uma era de glória automobilística no Brasil.
Enquanto nos maravilhamos com sua beleza intemporal e sua condição quase imaculada, também somos lembrados da importância de preservar e honrar o legado dos clássicos automotivos. Ademais, a Parati Turbo 2002 é mais do que uma peça de metal e plástico; é um símbolo de dedicação, paixão e um elo vital entre o passado e o presente.