Quando falamos de picapes médias, a galera rapidamente pensa na Toyota Hilux, Chevrolet S10 Es ist Ford Ranger. Mas, olha só, uma nova concorrente está de olho no Brasil e promete dar uma balançada nesse mercado tão acirrado. É a Chery Himla, que já está fazendo sucesso no Uruguai e tem planos de começar a ser produzida em Anápolis (GO) nos próximos anos.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que já sabemos sobre essa novidade: versões, preços, motorizações, equipamentos, dimensões, design e o que podemos esperar da sua chegada ao Brasil em 2026.

Então, se prepara para conhecer a Himla e ver se essa picape pode ser a sua próxima escolha se você está em busca de um veículo parrudo, cheio de tecnologia e que promete opções híbridas e elétricas futuramente.


O que vem por aí com a Himla

Imagem: Reprodução

A Chery já não é uma desconhecida por aqui. Desde que uniu forças com o grupo CAOA, a marca vem fazendo bonito com SUVs como o Tiggo 5X, Tiggo 7 Es ist Tiggo 8, além do compacto Arrizo 6. Agora, a vez de entrar na briga das picapes médias chegou.

No Salão de Pequim de 2024, a Chery anunciou oficialmente a intenção de lançar uma picape que venha competir com as líderes de mercado. A ideia é produzir aqui no Brasil para manter os preços lá embaixo.

Enquanto isso, o Uruguai já recebeu a Himla, que serve como um gostinho do que está por vir nas concessionárias brasileiras.


Produção no Brasil: novidades

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Segundo o UOL, a produção da Himla no Brasil deve começar entre o final de 2025 e o início de 2026. A produção será na fábrica de Anápolis (GO), que já é conhecida por seus modelos.

A ideia é ousada: oferecer versões a diesel, além de híbridas plug-in, algo que ainda não temos entre as picapes médias no Brasil. Isso pode ser um trunfo nesse mercado dominado por motores a diesel.

Ainda não temos uma data oficial de lançamento, mas a expectativa é que o grande dia aconteça em 2026, talvez no primeiro semestre.


Versões e preços no Uruguai

No Uruguai, a Himla chegou em três versões diferentes, todas com o mesmo motor 2.3 turbodiesel, was liefert 161 cv Es ist 42,8 kgfm de torque. É uma escolha mais conservadora, pois em potência ela fica atrás de muitos rivais.

As opções por lá são:

  • Versão de entrada:
  • Versão intermediária:
  • Versão topo de linha:

Quando você compara esses preços no Brasil, dá pra ver que a Himla pode se posicionar de forma bem competitiva, principalmente se a produção local ajudar a baixar os custos.


A briga com a concorrência

No quesito desempenho, a Himla entrega menos de 200 cv, ficando atrás de modelos como:

  • Ford Ranger 2.0 turbodiesel, mit 170 cv
  • Toyota Hilux 2.8 turbodiesel, mit 204 PS
  • Chevrolet S10 2.8 turbodiesel, mit 200 PS
  • GWM Poer 2.4 turbodiesel, mit 184 cv

Ou seja, ela se alinha mais às versões de entrada dos concorrentes, como a Ranger 2.0. No entanto, pode compensar essa desvantagem com preços mais acessíveis, bons equipamentos e versões eletrificadas no futuro.


Design: mantendo o conceito de 2024

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Visualmente, a Himla está bem fiel ao conceito apresentado no Salão de Pequim 2024.

Nos detalhes da frente, você encontra:

  • Faróis em LED divididos com DRLs estreitos na parte superior e faróis principais logo abaixo.
  • Grade dianteira robusta, com o nome Kirsche em destaque.

Na traseira, o estilo mantém a linha imponente:

Essa estética reforça a ideia de Robustheit e modernidade, alinhando a Himla ao que você já vê em concorrentes como a Ford Ranger und das GWM Poer.


Dimensões e capacidade de carga

As medidas da Himla a colocam na mesma liga das rivais:

  • Länge: 5,33 m
  • Breite: 1,92 m
  • Höhe: 1,89 m
  • Radstand: 3,23 m

A capacidade da Himla destaca-se, porém, é de apenas 650 kg, o que é relativamente baixo para uma picape a diesel. A maioria dos modelos desse segmento oferece em torno de 1.000 kg. Isso pode ser um ponto fraco se você precisa de uma picape para trabalho intenso.


Equipamentos e tecnologia

Se em desempenho a Himla não é o superstar, na parte de equipamentos ela dá um show. Desde a versão de entrada, você encontra:

  • Scheibenbremsen an allen vier Rädern
  • Sete airbags
  • Rückfahrkamera
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Piloto automático
  • Chave presencial

Nas versões top, a lista só melhora:

  • Central multimídia de 15,6 polegadas (nas versões básicas, é de 10,3”)
  • Sistema de câmeras 360°
  • Carregador de celular por indução
  • Volante revestido de couro
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento

Esse arsenal coloca a Himla no mesmo patamar de picapes de categorias superiores e mostra que a Chery está apostando forte em tecnologia e conforto.


Futuro: híbrida e elétrica

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Um dos grandes trunfos da Himla está na sua plataforma. A Chery garantiu que ela foi projetada para motorizações híbridas e elétricas. Isso significa que, no futuro, teremos versões que combinam a robustez de uma picape com eficiência energética e menor impacto ambiental.

Por aqui, a Himla deve chegar inicialmente com motores Diesel e, depois, ganhar versões híbridas plug-in. Isso pode colocá-la em uma posição de destaque em termos de inovação no mercado.


Expectativas para a Himla no Brasil

Se você está de olho nas picapes, pode esperar que a Himla venha para o Brasil com:

  1. Preço competitivo, já que será produzida aqui.
  2. Boa lista de equipamentos, mesmo nas versões mais básicas.
  3. Design moderno, seguindo as tendências globais.
  4. Possibilidade de eletrificação, inédito no segmento.
  5. Desempenho modesto, pelo menos com o motor diesel atual.
  6. Capacidade de carga inferior, o que pode desagradar quem precisa de mais força.

Conclusão: vale a pena esperar?

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A Chery Himla é uma novidade que pode chacoalhar o mercado de picapes médias no Brasil. É uma opção que traz um bom equilíbrio entre preço, Technologie Es ist Design, embora não seja a mais potente da categoria.

Se seu foco é conforto, conectividade e inovação, a Himla pode ser uma escolha interessante. Já se você procura alto desempenho e grande capacidade de carga, talvez seja melhor dar uma olhada nas opções já consolidadas, como Hilux ou Ranger.

De qualquer jeito, a chegada da Himla em 2026 promete agitar a concorrência e trazer mais uma alternativa que valoriza o custo-benefício e novidades do mercado automotivo.

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