Então, se prepara, porque vamos dar um rolê pelo universo da Lecar, uma marca 100% brasileira que pode dar um chacoalhão no mercado automotivo! 🚗💨 Você vai ficar por dentro dos planos audaciosos do Flávio Figueiredo Assis, das estratégias de lançamento e, claro, dos dois primeiros modelos que estão chegando: o SUV 459 und das picape Campo. E não para por aí, porque essa empreitada promete agitar o Salão do Automóvel e as primeiras entregas rolam em agosto de 2026.
O surgimento da Lecar: um sonho brasileiro sobre rodas
A gente sabe como é difícil encontrar uma marca nacional se destacando entre os gigantes do mercado, mas é exatamente isso que a Lecar pretende fazer. Fundada pelo Flávio Figueiredo Assis, a ideia não é só fabricar carros no Brasil, mas criar uma nova identidade para o consumidor brasileiro. Com tecnologia de ponta, economia de combustível e até blindagem de fábrica.
Durante uma coletiva, Assis comentou que 300 lojas já estão a fim de vender os produtos, Es ist 5 mil consumidores já mostraram interesse em comprar. E detalhe: a fábrica ainda nem está em funcionamento; a planta no Espírito Santo só está esperando a licença para começar a construção.
O investimento? Um incrível R$ 860 milhões. E a marca garante que seus carros terão 83% de peças nacionais, movimentando nossa indústria e gerando empregos.
Linha inicial: SUV 459 e picape Campo
A Lecar vai dar o ar da graça com dois modelos: o SUV 459 und das picape Campo. Os dois têm a mesma base mecânica e prometem eficiência de sobra. E, para quem curte, já tem planos para um terceiro modelo, o SUV urbano Tático.
Blindagem de fábrica
Um grande diferencial é a blindagem de fábrica, feito em parceria com a Lopes, uma empresa que manja do assunto. Assim, você pode garantir segurança extra direto da fábrica, sem precisar correr atrás de serviços terceirizados.
Lecar 459: o SUV que virou híbrido

Die Geschichte von Lecar 459 é intrigante. Ele foi pensado como 100% elétrico, mas a equipe percebeu que o Brasil ainda não estava 100% pronto pra isso. Assim, o veículo virou um híbrido flex, trazendo um funcionamento inovador.
Motorisierung
- Verbrennungsmotor: 1.0 turbo flex da Horse, a mesma fabricante dos motores do Renault Kardian e Nissan Kicks.
- Elektromotor: desenvolvido pela brasileira WEG, com 163 cv e 26,3 kgfm, posicionado no eixo traseiro.
- O motor a combustão não traciona as rodas, servindo apenas como gerador para o motor elétrico.
- Beschleunigung: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
- Autonomie: até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol (33,3 km/l).
Esse conceito é inspirado em carros elétricos de autonomia estendida, permitindo longas distâncias sem depender só de recarga elétrica.
Design moderno
Durante o desenvolvimento, o 459 recebeu um design novo pra agradar o público. Inicialmente, o modelo não empolgou, então foram escolhidas linhas mais dadas Es ist modernas, seguindo as tendências de marcas como a Tesla.
- Frente: para-choque retangular, faróis integrados e iluminação full LED que, segundo a Lecar, se assemelham ao olhar de uma onça-pintada.
- Laterais: limpas, com maçanetas retráteis e rodas diamantadas.
- Hinteren: caimento suave do teto e lanternas unidas por toda a largura do veículo.
- Maße: 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.
- Porta-malas: 530 litros.
Eingebettete Technologie
Ö 459 vem recheado com o pacote ADAS, incluindo:
- Sistema de permanência em faixa.
- Controle de velocidade adaptativo.
- Assistente de frenagem de emergência.
- Alerta de pontos cegos.
E o preço? R$ 159.300, com reservas já abertas mediante pagamento de R$ 1.593 (10% do valor total). E já tem 4.500 pedidos confirmados, inclusive de compradores de fora do Brasil!
Lecar Campo: a picape compacta de alto desempenho
Se você já viu a Fiat Strada reinando absoluta, pode preparar-se para a chegada da Lecar Campo, que vem pra mudar o jogo. O objetivo é claro: mais espaço, eficiência e robustez.
- Maße: 4,50 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura, entre-eixos de 2,70 m.
- Caçamba: 1,30 m de comprimento e capacidade para 900 litros.
- Motorisierung: mesmo conjunto do 459 (motor 1.0 turbo flex da Horse + motor elétrico WEG).
- Leistung: mesma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
- Consumo: até 33,3 km/l e autonomia de 1.000 km.
A Campo é compacta, com design moderno e ainda tem blindagem de fábrica, uma exclusividade da categoria.
Desafios e expectativas
Mesmo com tantas novidades, lançar uma nova marca de carros no Brasil não é fácil. A Lecar precisa:
- Construir a fábrica no prazo — e isso ainda não começou.
- Cumprir as metas de nacionalização.
- Convencer os consumidores de que seus carros valem o investimento.
- Garantir rede de assistência — a parceria com a Renault pode ajudar nisso.
- Produzir em escala para atender a demanda de 5 mil interessados.
O papel da Horse e da WEG
A escolha da Horse para fornecer o motor a combustão é estratégica. É uma joint venture entre Renault Es ist Geely, o que dá mais segurança e facilidade na manutenção. Já a WEG, orgulho nacional, entra com o motor elétrico, reforçando a proposta de tecnologia brasileira.
Impacto no mercado
Com preços competitivos, baixo consumo e essa proposta de híbrido flex, a Lecar pode conquistar quem busca:
- Economia de combustível.
- Autonomia estendida sem medo de ficar na mão.
- Design moderno.
- Sicherheit com blindagem original.
Se tudo der certo, a marca pode até exportar seus carros para a América Latina e além!
Resumo das promessas da Lecar
- Primeiras entregas: agosto de 2026.
- Apresentação oficial: Salão do Automóvel, novembro de 2026.
- Fábrica no Espírito Santo com R$ 860 milhões de investimento.
- Dois modelos iniciais: 459 (SUV) e Campo (picape).
- Terceiro modelo a caminho: Tático (SUV urbano).
- Motorização híbrida flex com até 33,3 km/l.
- Blindagem de fábrica.
- 83% de nacionalização.