Comenzar Énfasis Descubra o Irresistível Legado do VW Voyage Sport: O Gol GTS de...

Descubra o Irresistível Legado do VW Voyage Sport: O Gol GTS de Quatro Portas que Mudou Tudo!

0

Se você é fã de carangas, com certeza já ouviu falar do Gol GTS, aquele esportivo brasileiro que fez história nos anos 80 e 90. Mas, você sabia que a VW tentou algo ainda mais legal na época? Apresentamos o VW Voyage Sport! Produzido rapidinho entre 1993 e 1995, esse modelo foi uma mistura de praticidade, elegância e esportividade, e hoje é quase uma lenda entre colecionadores e amantes dos clássicos nacionais.

Neste texto, vamos te levar numa viagem pelo passado desse carro incrível! Vamos descobrir por que ele surgiu, explorar seu design e suas funcionalidades, e entender por que o Voyage Sport é tão querido, mesmo sendo um dos mais injustiçados da VW no Brasil.


Um pouco de história: mudanças e desafios da indústria brasileira

Para sacar o Voyage Sport, precisamos dar um rápido passeio pela década de 90. O Brasil estava passando por uma revolução automotiva quando o governo Collor abriu as importações. Magicamente, marcas como Toyota, Honda, Mitsubishi, Peugeot e Renault apareceram no país.

Essa novidade deixou muita gente desapontada com os carros nacionais, que eram, na maioria, ultrapassados e caros. As montadoras brasileiras precisaram acelerar para não ficar para trás!

Mas, criar um carro do zero não é tão simples e demora. Então, em vez disso, as marcas decidiram dar uma repaginada em modelos existentes, tocar no visual e adicionar algumas funcionalidades que tornassem a concorrência mais acirrada. E é nesse clima que surgiu o VW Voyage Sport.


Como nasceu o Voyage Sport

Imagen: Reproducción

Lançado em 1993, o Voyage Sport foi como um renascimento do Voyage GLS, que havia saído de cena em 1991. A razão? A VW tentou proteger o VW Apollo, resultado de uma parceria com a Ford na época da Autolatina.

Com o fim do Apollo no ano seguinte, a VW se viu sem um sedã compacto com apelo esportivo. Assim, decidiram reativar a tradição esportiva do Voyage, que começou lá em 1985 com o Voyage Super, trazendo ao mercado o Voyage Sport.

O objetivo era criar uma versão mais chique e elegante do Gol GTS, mas mantendo a praticidade de um sedã de duas portas.


Design discreto com um toque de esportividade

Imagen: Reproducción

Assim que você dá uma olhada no Voyage Sport, percebe logo que ele não é só mais um Voyage por aí. O visual é discreto, mas impactante.

  • Pintura especial: disponível em Preto Universal e Prata Lunar, a pintura ia até a parte inferior dos para-choques e cobria os retrovisores, deixando o carro com um estilo próprio.

  • Retrovisores elétricos, com vidros e travas elétricas, que eram chiques pra época!

  • Lanternas traseiras fumê, bem no estilo do Gol GTi.

  • Rodas de liga leve com design raiado, inspiradas nas clássicas BBS alemãs, para dar um toque esportivo.

  • Faróis de neblina integrados ao para-choque da frente, um charme a mais!

Diferente do Gol GTS, o Voyage Sport não tinha superficie sustentadora o luzes de longo alcance. Era um esportivo que se destacava pela sobriedade, mas sem perder a jovialidade.


Interior: elegância e esportividade

Imagen: Reproducción

Dentro do Voyage Sport, a sensação era de estar em um carro especial. A VW caprichou nos detalhes:

  • bancos Recaro, conhecidos pelo ótimo apoio lateral, eram revestidos em tecido navalhado, um luxo!

  • painéis das portas também receberam esse acabamento bacana.

  • oh volante esportivo, com a buzina de quatro botões, vinha revestido em couro.

  • A alavanca de câmbio também era em couro, para deixar tudo mais esportivo.

Em termos de conforto, a lista não era enorme, mas era bem útil:

  • De série: retrovisores, vidros e travas elétricas.

  • Opcionais: toca-fitas, porta-fitas no console, ar-condicionado e, a partir de 1994, a direção hidráulica.


O coração do Voyage Sport: motor AP-1800S

Imagen: Reproducción

Sob o capô, você encontrava o lendário motor AP-1800S, um ícone da VW nos anos 90. Esse motor era um especialista, compartilhado com o Gol GTS y el Parati GLS, mas com algumas vantagens:

Com uma potência de 105 cv, ele superava os 96 cv do motor AP-1800 a álcool convencional. Pode não parecer tanto hoje, mas na época, colocava o Voyage Sport entre os sedãs compactos mais potentes do Brasil.

Pesando apenas 945 kg, o carro entregava um desempenho considerável:

  • 0 a 100 km/h em 11,75 segundos.

  • Retomada de 40 a 100 km/h em 20,59 segundos.

  • Velocidade máxima de 171,2 km/h.

Esses números o colocavam entre os 10 melhores carros do ranking da revista Quatro Rodas, na versão a álcool.


Condução: leve, ágil e equilibrada

Imagen: Reproducción

Quando você pega o volante do Voyage Sport, percebe rapidinho que não é só aparência. A dirigibilidade dele é comparável à do Gol GTS, proporcionando um comportamento neutro na maioria das situações, com uma leve tendência ao subesterço quando se empolga.

A suspensão foi bem ajustada, garantindo estabilidade e conforto para quem está ao volante, perfeito tanto para a cidade quanto para viagens.

Apesar de elogios, o sistema de freios deixou a desejar. Embora fosse bem calibrado, o carro tinha problemas com fading durante uso intenso, uma vez que usava discos sólidos na dianteira.


Praticidade com um toque extra em comparação ao Gol GTS.

Imagen: Reproducción

Uma das grandes vantagens do Voyage Sport em relação ao Gol GTS era a sentido práctico. Você tinha o mesmo espírito esportivo, mas com:

  • Mais espaço interno, especialmente para quem viajava no banco de trás, graças à linha de teto mais alta.

  • Porta-malas maior, ideal para quem quer ir embora para a estrada sem deixar a bagagem pra trás.

  • Rigidez estrutural superior, já que o monobloco do Voyage não tinha a terceira porta, como no Gol.

Essas características tornavam o Voyage Sport perfeito para quem queira unir esportividade e racionalidade.


Uma passagem rápida: 1993 a 1995

Infelizmente, o Voyage Sport teve uma vida curta. Ficou nas ruas apenas entre 1993 e 1995, não sobrevivendo às mudanças do mercado e à estratégia da Volkswagen.

Em 1996, o Voyage saiu de cena e voltaria apenas em 2008, com uma nova geração, mas sem uma versão esportiva que fizesse jus ao nome.


Legado e raridade

Imagen: Reproducción

Atualmente, o Voyage Sport é uma verdadeira raridade. Os poucos que sobraram estão nas mãos de colecionadores que cuidam com carinho. Tipo, por exemplo, o de Ayrton de Negreiros Jr., de Piracicaba (SP), que comprou seu e passou por uma restauração completa que levou dois anos só a parte da funilaria.

Esse tipo de cuidado mostra como o Voyage Sport é valorizado por quem sabe sua importância histórica.


Por que o Voyage Sport é tão especial?

Quando você olha para o Voyage Sport, fica claro que ele não é só um carro qualquer. Ele simbolizava um momento único na indústria automotiva brasileira, um tempo em que as montadoras enfrentavam desafios, mas ainda assim conseguiram criar modelos com personalidade.

Ele é como um Gol GTS elegantemente vestido, um esportivo que não precisa chamar atenção com aerofólios ou adesivos. Ele conquista pelo equilíbrio: potência na medida certa, conforto agradável e um design que nunca sai de moda.

Se você curte carros clássicos, dê uma chance ao Voyage Sport. Ele prova que a história do automobilismo nacional é cheia de surpresas, e que, muitas vezes, os carros mais esquecidos são também os mais legais.


Finalizando a história do Voyage

Imagen: Reproducción

oh VW Voyage Sport pode ter tido uma produção breve, mas deixou uma marca indelével na cabeça de quem viveu os anos 90 e acompanhou a batalha da indústria local para se modernizar e se adaptar aos importados.

Ele foi praticamente um Gol GTS na versão sedã, mas se tornou algo ainda mais peculiar: um carro que unia esportividade, discrição e praticidade, com um design que ainda é atemporal.

Se você tiver a sorte de encontrar um Voyage Sport bem cuidado, saiba que está na frente de uma verdadeira relíquia nacional. E se puder dirigir, se prepare para sentir um pouquinho da emoção que marcou uma geração apaixonada por carros.

Mira nuestro último vídeo:

SIN COMENTARIOS

DEJA UNA RESPUESTA

¡Por favor ingresa tu comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí


Spanish
Salir de la versión móvil