Se você já deu uma olhada no mercado automotivo brasileiro, deve ter notado que as picapes médias estão bombando! Modelos como a टोयोटा हिलक्स, द फोर्ड रेंजर और यह Chevrolet S10 se tornaram verdadeiros ícones de resistência e versatilidade, perfeitas tanto para aquele trabalho pesado quanto para o uso no dia a dia.
Agora, em 2025, essa disputa apimentou com a chegada da GWM Poer P30, uma picape com suas qualidades e alguns desafios em relação às gigantes já estabelecidas.
Vamos explorar tudo com calma neste artigo, incluindo:
- O que é a Poer no mercado brasileiro.
- Por que ela é uma opção interessante.
- Limitações técnicas que você deve considerar antes de comprar.
- Preços, itens de série e como ela se compara com a concorrência.
- E, claro, se vale a pena ou não trazer essa novidade para a sua garagem.
Se prepare, porque este guia vai te ajudar a decidir se a nova aposta da GWM é realmente o que você busca!
O cenário das picapes no Brasil
Nos últimos tempos, as picapes médias se destacaram por misturar मजबूती, आराम यह है तकनीकी em um único veículo. A Hilux tem se mantido no topo das vendas por décadas, e a Ranger vem lustrosa com suas novas versões potentes, como o motor V6 de 250 cv.
Em 2024, tivemos o lançamento da BYD Shark, uma picape híbrida 4×4 que prometeu revolucionar. Mas, apesar da promessa, as vendas foram tímidas: apenas 765 unidades emplacadas entre janeiro e agosto.
Agora, com a GWM (Great Wall Motors) e seu novo brinquedo, a Poer P30, a estratégia é diferente: nada de eletrificação, apenas um motor turbodiesel com tração 4×4.
Parece simples, mas é uma escolha que fala diretamente com quem valoriza a यांत्रिक मजबूती e ainda não confia totalmente na eletrificação — especialmente em aventuras off-road ou em áreas remotas do Brasil.
Os preços da GWM Poer P30 no Brasil
A GWM lançou a Poer P30 em duas versões:
Durante a fase de lançamento, que rolou de 10 a 20 de setembro, teve uma promoção com R$ 20.000,00 de desconto:
- Poer P30 पगडंडी por R$ 220.000,00
- Poer P30 Exclusive por R$ 240.000,00
Com esses preços, a Poer entra logo de frente com versões intermediárias de pesos pesados como a Toyota Hilux SRV, Ford Ranger XLS, Chevrolet S10 LTZ e até a novata Fiat Titano.
Então, se você está à procura de uma picape diesel 4×4, a Poer é uma alternativa competitiva, especialmente considerando o preço.
O grande mérito: custo-benefício
Se tem um ponto onde a GWM arrasou é no posicionamento da Poer P30. Enquanto as rivais costumam passar dos R$ 270 mil nas versões mais equipadas, a Poer entrega um pacote tecnológico यह है acabamento de qualidade por preços mais em conta.
Outra jogada excelente da GWM foi que ela não economizou em equipamentos. A versão Trail já vem com itens que outras marcas oferecem só em modelos mais caros, como:
- Chave presencial यह है partida por botão.
- Painel digital.
- Central multimídia de 14,2”.
- Freio de estacionamento eletrônico.
A versão Exclusive ainda traz airbags de cortina, bancos dianteiros aquecidos e um super sistema ADAS de nível 2, com alertas de colisão, frenagem autônoma e assistente de faixa.
A fraqueza: desempenho aquém das rivais
Agora, nem tudo são flores: a Poer P30 tem uma fraqueza bem visível: o desempenho do motor.
Com um 2.4 turbodiesel que entrega 184 cv यह है 48,5 kgfm de torque em apenas 1.500 rpm, os números não são assustadores, mas em comparação com as rivais, são um pouco abaixo.
A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Isso está acima da média, mas as retomadas são bastante decentes, especialmente com o câmbio automático de 9 marchas.
Conforto e dirigibilidade
Dirigando a Poer P30, dá pra sentir que a GWM pensou em आराम.
- हे isolamento acústico é excelente, cortando bem o barulho do motor diesel.
- तक vibrações internas são controladas, coisa que nem todas as rivais conseguem.
- O câmbio automático é super ágil, garantindo segurança nas ultrapassagens.
No entanto, por ter suspensão traseira rígida, a Poer pode ser um pouco desconfortável em terrenos irregulares.
Capacidade off-road
Se você gosta de aventura, a Poer P30 promete ser sua parceira:
Com tração 4×4 mecânica e bloqueio de diferencial, ela está pronta para encarar o que vier pela frente.
A caçamba tem 1.248 litros e carrega até 1.018 kg na versão Trail e 1.010 kg na Exclusive.
Dimensões e espaço interno
A GWM Poer não é só robusta; é uma das maiores do segmento, com 5,42 metros de comprimento — até maior que a फोर्ड रेंजर!
Outras medidas que impressionam:
- ऊंचाई: 1,89 m.
- चौड़ाई: 1,95 m.
- व्हीलबेस: 3,20 m.
Esse tamanho garante um espaço traseiro acima da média para os passageiros, ótimo para viagens longas.
O único ponto que pode ser chato para motoristas altos é o ajuste do banco do motorista. Apesar de ser elétrico, a posição não agrada a todos.
Acabamento interno e tecnologia
Ao entrar na cabine da Poer, você percebe que a GWM quis trazer um toque de SUV de luxo para a picape.
Os materiais internos são de boa qualidade, misturando plásticos macios e couro, com detalhes sofisticados.
ए central multimídia de 14,2” é um dos destaques, com uma interface moderna e boa resolução.
हे डिजिटल पैनल também moderniza o visual da picape, destacando sua tecnologia.
Vale a pena comprar a GWM Poer P30?
Isso depende do que você busca.
Se o que deseja é uma picape com bom custo-benefício, acabamento de qualidade e cheia de तकनीकी, a Poer P30 é uma excelente opção.
Ela oferece recursos que concorrentes entregam só em versões bem mais caras.
Por outro lado, se você valoriza potência bruta, talvez deva olhar pra outras opções, já que rivais como Hilux e Frontier têm mais desempenho.
निष्कर्ष
Com a chegada da GWM Poer P30 ao Brasil, a montadora chinesa dá um passo importante, escolhendo um motor turbodiesel sem eletrificação, mostrando que entende a demanda do consumidor.
Seu grande mérito é o preço acessível com um pacote tecnológico completo, tornando-a uma alternativa atrativa.
ए fraqueza, no entanto, está no desempenho, que não ameaça os modelos mais potentes.
Se você procura uma picape confiável, confortável e tecnológica, a Poer P30 é uma boa pedida. Mas se o que mais importa é a força, talvez seja melhor explorar outras opções.
De qualquer forma, a Poer chega para dar mais opções no mercado de picapes médias, beneficiando você, consumidor, na hora de escolher seu próximo veículo!