Se você é fã de carros clássicos e ainda ama uma novidade, se prepara! A Kimera lançou no मोंटेरे कार सप्ताह um dos restomods mais ousados da década: o EVO38. Ele é um tributo ao lendário Lancia 037, mas com um baita upgrade: agora tem tração integral!
Para quem não tá por dentro, o Lancia 037 foi um ícone dos anos 80, sendo o último carro de tração traseira a ganhar um Campeonato Mundial de Ralis. Ele é lembrado por sua mecânica leve e eficiente, conquistando fãs mundos afora. E a Kimera decidiu homenagear essa lenda, porém, com um toque moderno.
A reimaginação começa com o EVO37

Em 2021, a Kimera lançou o EVO37, um passo importante na volta do 037. Com esse modelo, mostraram que dá pra atualizar um clássico sem perder a essência. O EVO37 manteve a tração traseira, motor central, e a vibe radical do original, mas trouxe tecnologias modernas que o deixaram mais seguro e potente.
Se você acompanha o mundo dos restomods, sabe que o EVO37 foi um exemplo de como preservar a essência de um carro histórico enquanto adiciona performance moderna. Mas a Kimera não estava satisfeita com o “quase perfeito”, e aí surgiu o EVO38, um verdadeiro audacioso sobre rodas.
EVO38: Quando a tradição encontra a inovação
O grande lance do EVO38 é a tração integral. Enquanto o EVO37 respeitava a tradição com sua tração traseira, o EVO38 faz uma “heresia controlada”. A Kimera resolveu explorar o que teria acontecido se a linhagem não tivesse sido interrompida:
“E se a linhagem não tivesse sido interrompida?”
O resultado? Um carro que honra as linhas clássicas do Lancia 037, mas com tecnologia de ponta, mais potência e dirigibilidade incrível graças à tração integral.
Motor e desempenho
O EVO38 vem com um motor de 2,1 litros que entrega impressionantes 600 अश्वशक्ति, 95 cv a mais que o EVO37. O torque também subiu para 580 Nm, 30 Nm a mais que o modelo anterior! E ainda conta com um sistema mild-hybrid de 48 V para melhorar a eficiência e dar aquele torque extra quando necessário.
Se você adora dirigir, vai curtir saber que, apesar da tração integral, o EVO38 mantém a caixa manual de seis marchas, garantindo a conexão direta entre você e a estrada, algo que muitos restomods modernos deixaram de lado.
Tração integral e engenharia inovadora
Com um diferencial Torsen no eixo dianteiro, o EVO38 distribui o torque como um verdadeiro integrale moderno. A Kimera foi além, deixando o eixo de transmissão dianteiro à mostra com um túnel de vidro, então você pode literalmente ver a potência sendo entregue às rodas dianteiras.
O chassis também ganhou uma suspensão pushrod, que, com as novas barras anti-aproximação em cruz atrás, melhora a estabilidade nas curvas e absorve os impactos com eficiência. No final das contas, o EVO38, mesmo sendo mais complexo, mantém a leveza e agilidade do Lancia 037 original.
Fibra de carbono e peso reduzido
Surpreendentemente, mesmo com a adição da tração dianteira, o EVO38 é mais leve que o EVO37. Sua carroceria é feita inteiramente em fibra de carbono, material leve e resistente. O EVO37 já era leve, não passando dos 1.100 kg, e o EVO38 consegue manter ou até reduzir esse número, oferecendo um desempenho ainda mais ágil!
Exclusividade e mercado
Como você já deve ter adivinhado, esse não é um carro qualquer. A Kimera planeja fazer apenas 38 unidades do EVO38, e quase todas já têm dono — uma prova da cobiça e exclusividade que esse restomod desperta. Os preços ainda não foram divulgados, mas estima-se que cada unidade ultrapasse meio milhão de euros, fazendo dele não apenas uma máquina de desempenho, mas também um investimento.
O que muda na experiência de dirigir
Se dirigir é sua paixão, o EVO38 promete uma experiência diferente do EVO37. A tração integral oferece aderência superior, permitindo acelerar com maior confiança nas curvas. O motor mais potente e o torque elevado proporcionam respostas rápidas, enquanto a suspensão pushrod garante uma performance certeira.
Você ainda sente a sensação clássica de um Lancia 037, com câmbio manual e posição de condução baixa, mas com um nível de segurança e eficiência que seria impensável nos anos 80. O EVO38 é a fusão perfeita entre nostalgia e inovação.
Design e identidade visual
A Kimera manteve cada detalhe do Lancia 037 original: linhas aéreas, a clássica silhueta de coupé e proporções esportivas. Porém, você logo nota os detalhes modernos, como o túnel de vidro, difusores atualizados e acabamentos em fibra de carbono exposta, trazendo uma mensagem de tecnologia e exclusividade.
Ver o EVO38 pela primeira vez é como olhar para um carro que é ao mesmo tempo clássico e futurista. Isso qualquer amante de carros esportivos reconhece como algo especial.
O EVO38 e o legado do Lancia 037
Se você pensa no EVO38 só como um restomod, tá subestimando sua grandeza. Este carro é uma exploração do “E se?”, um vislumbre do que poderia ter sido se a linhagem do Lancia 037 não tivesse sido interrompida. É uma festa de criatividade automotiva que respeita o passado, mas não tem medo de inovar no presente.
E, ao mesmo tempo, o EVO38 é uma homenagem à engenharia italiana, que sempre valorizou leveza, desempenho e estilo. Ele prova que dá pra inovar sem perder a essência. A tecnologia moderna é usada aqui para realçar, e não substituir, o caráter original de um carro icônico.
Conclusão: mais do que um restomod, uma visão automotiva
Se você ama o universo dos carros esportivos, o Kimera EVO38 é muito mais que uma atualização de um modelo antigo. É uma visão do que poderia ter sido, misturando história, tecnologia e exclusividade. Com tração integral, motor de 600 cv, suspensão moderna e design icônico, ele prova que é possível reinventar um clássico sem perder sua essência.
A Kimera mostra que respeitar a tradição é fundamental, mas isso não significa ficar preso ao passado. O EVO38 é ousado, moderno e, acima de tudo, uma celebração da engenharia automotiva. É a prova de que os carros esportivos sempre terão espaço para sonhos e inovações.
Se você tiver a chance de ver — ou melhor, dirigir — um EVO38, vai estar na presença de algo que transcende o conceito de carro clássico ou restomod. É uma verdadeira पहियों पर कला का काम, um tributo ao Lancia 037 que ousou passar além dos limites do tempo.