A Toyota Hilux é a queridinha quando o assunto é força e confiabilidade. Ela é considerada uma das picapes mais amadas do mundo! Mas, dentro dessa turma toda, tem uma versão que é tipo o “unicórnio” das picapes: a Toyota Hilux SSR-X 1995. E adivinha? Ela já veio de fábrica com um guindaste hidráulico montadinho no chassi! Neste texto, vamos desbravar o que torna essa belezura tão especial, desde suas características técnicas até como você pode encontrá-la por aí, tanto no Brasil quanto fora dele.
Origem e Especificações da Toyota Hilux SSR-X 1995

A Toyota Hilux SSR-X 1995 é uma das variantes da Hilux Surf, que também atende pelo nome de Toyota 4Runner em algumas regiões. Criada especialmente para o mercado japonês, essa versão se diferencia por ter um guindaste hidráulico na caçamba—algo bem inesperado para um carro que não é voltado para o trabalho pesado.
Motorization and Performance
Dependendo de onde você esteja, a Hilux SSR-X 1995 trazia uma série de opções de motorização legais:
- 2.4L 2L-TE Turbo Diesel (4 cilindros): O favorito no Japão, conhecido pela sua eficiência e durabilidade.
- 3.0L 1KZ-TE Turbo Diesel (4 cilindros): Famosa pelo torque alto, perfeita para quem encara terrenos difíceis.
- 3.0L V6 3VZ-E a gasolina: Para quem preferir gasolina, essa opção oferece bastante potência.
As transmissões variavam entre uma manual de 5 marchas is automática de 4 velocidades, para você escolher como quer dirigir. E sim, essa versão é 4×4, com diferencial traseiro limitado, então a parte off-road tá garantida!
Conforto e Equipamentos
Apesar do seu jeito robusto, a Hilux SSR-X 1995 não decepcionava no quesito conforto. Olha só o que ela trazia:
- Vidros e espelhos elétricos: Para facilitar a vida na hora de ajustar tudo.
- Bancos com ajuste elétrico (em algumas versões): Para deixar você no conforto total.
- Ar-condicionado: O melhor amigo em dias quentes.
- Sunroof (opcional): Porque quem não gosta de um ventinho durante a viagem?
- Suspensão dianteira independente It is traseira com eixo rígido: O equilíbrio perfeito entre conforto e capacidade off-road.
O Guindaste Hidráulico: Uma Solução Inovadora
Agora, você pode estar se perguntando: o que há de tão especial com esse guindaste hidráulico? A Toyota criou esse recurso para levantar equipamentos esportivos, como motos off-road, pensando nos amantes de aventura do Japão. Com isso, você poderia facilmente levar seus brinquedos pesados para a trilha!
Disponibilidade no Brasil e no Mundo
A Toyota Hilux Surf, e a SSR-X em especial, não chegaram oficialmente ao Brasil nos anos 90. Porém, algumas unidades apareceram por aqui por meio de importações paralelas, especialmente as que tinham o motor 1KZ-TE 3.0 Turbo Diesel. Nos EUA, essa versão é muito rara, com apenas três unidades com guindaste registradas, tornando-se verdadeiros tesouros para colecionadores.
Valor de Mercado e Considerações Atuais
Devido à sua exclusividade e recursos especiais, a Toyota Hilux SSR-X 1995 com guindaste é um verdadeiro sonho de consumo para colecionadores e amantes do off-road. Carros com essas características e em bom estado podem custar fortunas no mercado de importação japonesa. Em 2025, estima-se que uma unidade bem conservada pode valer entre R$ 150,000.00 It is R$ 250,000.00, dependendo da quilometragem, do estado e do histórico de manutenção.
Conclusion
A Toyota Hilux SSR-X 1995 é um verdadeiro exemplo de como a engenharia inovadora pode se juntar à funcionalidade prática. O guindaste hidráulico foi uma sacada genial que serviu perfeitamente aos fãs de esportes e aventura da época, e que pouco comparado ao que os outros carros ofereciam. Para você que curte peças raras e funcionais, essa versão da Hilux é um exemplo perfeito da capacidade da Toyota em inovar e ainda manter a qualidade e durabilidade que todos conhecem.