Se tem um carro que é pura história sobre rodas no Brasil, esse é o Fiat 147. Lançado em 1976, ele foi o primeiro Fiat fabricado aqui e ficou conhecido por suas inovações que mudaram o jogo na indústria automotiva brasileira. O design e a engenharia dele foram tão ágeis que inspiraram muitos modelos que vieram depois, fazendo do 147 um verdadeiro símbolo de modernidade na época.
Fiat 147: O pioneiro das inovações no Brasil
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O Fiat 147 não entrou para a história apenas por ser o primeiro nacional da marca, mas também por ser o primeiro carro do Brasil com motor dianteiro transversal. Isso trouxe vantagens incríveis, como mais espaço interno e mais segurança, já que o motor ficava mais longe de quem estava dentro do carro.
Em 1979, ele bateu mais um recorde: virou o primeiro carro em série do mundo a usar álcool como combustível, super inovador na época em que o governo incentivava o uso de etanol. O modelo ficou conhecido carinhosamente como “cachacinha”, e isso não é à toa, já que o escapamento soltava um cheirinho bem característico. Definitivamente, o Fiat 147 fez história no Brasil!
A ideia era simples: tomar o lugar do famoso Volkswagen Fusca, que dominava as ruas ao lado de outros rivais como o Volkswagen Brasília e o Chevrolet Chevette. Mas não foi só por isso que o 147 se destacou, ele conquistou muito amor do povo brasileiro e se tornou um dos modelos mais queridos da década de 1970.
Uma pezinho raro no mercado: O Fiat 147 GL 1978/1979 em estado novinho
Agora em 2025, uma oportunidade incrível para os colecionadores e fãs de carros clássicos está surgindo. A HT Imports está vendendo um Fiat 147 GL 1978/1979 em estado de carro novo por R$ 59.900. Este modelo é uma relíquia, totalmente restaurada, mantendo todas as características originais de fábrica, como o motor, a parte elétrica e até mesmo a pintura em bege Dolomiti, que é a mesma usada quando ele foi lançado.
A restauração foi feita com muito carinho e atenção aos detalhes. Por dentro, o Fiat 147 GL exibe os bancos de veludo, super exclusivos da versão GL, com encostos de cabeça que parecem novos. O acabamento interno segue à risca o padrão original, com um painel simples e funcional, mostrando os indicadores de velocidade, combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.
Mas não se engane, esse carro não foi restaurado só para ficar parado em uma vitrine. Ele foi mantido com capa de proteção e usado só em eventos especiais, o que ajuda a manter a condição impecável. O carro vem com placas pretas, manuais originais e todo o histórico de revisões, tornando-se uma oportunidade única para quem deseja adicionar uma peça rara à sua coleção.
A evolução do Fiat 147: De 1976 a 1979
O Fiat 147 passou por várias mudanças desde sua estreia. Em 1978, apenas dois anos depois, o modelo já precisava de uma atualização para se manter no mercado. O modelo original tinha um motor de 1.049 cm³ que entregava apenas 55 cavalos de potência. Para dar um gás, surgiu o Rallye, que trouxe o motor 1.3 (1.297 cm³), muito mais potente e alinhado com as necessidades da época.
O motor 1.3 do Fiat 147 Rallye contava com um carburador Weber de corpo duplo, permitindo um desempenho de 72 cv a 5.800 rpm, com um torque de 10,8 kgfm a 4.000 rpm. Apesar do ganho não ter sido absurdo, a diferença no torque foi vital, tornando o carro mais ágil e divertido de dirigir. Esse passo foi crucial para fortalecer o sucesso do Fiat 147 por aqui.
Em 1979, com um toque de modernidade, o Fiat 147 passou a oferecer motor a álcool, fazendo dele o primeiro carro em série 100% etanol do mundo. Essa versão leve vantagens em termos de potência e torque: 62 cv contra 61 cv da gasolina e um torque de 11,5 kgfm em comparação a 10,8 kgfm. Essa inovação se tornou um marco no Brasil, em sintonia com a política do governo em desenvolver combustíveis renováveis e reduzir a dependência dos fósseis.
O legado do Fiat 147: Um clássico para se colecionar
A produção do Fiat 147 chegou ao fim em 1986, mas o impacto que ele deixou é irresistível. Com o passar dos anos, o Fiat 147 abriu caminho para outros clássicos da Fiat, como o Panorama, o sedã Oggi, o Furgão Fiorino e a Picape City. Seu legado é inegável, sendo o precursor do lançamento do Fiat Uno, que veio para substituir o 147 e dar continuidade ao sucesso da marca por aqui.
Entre 1979 e 1986, mais de 536.000 unidades do Fiat 147 foram vendidas, com as versões a álcool somando 120.516 unidades. Ele foi fundamental para popularizar o uso do etanol nos carros e dar início à era dos veículos flexíveis que dominaram o mercado nacional anos depois.
Hoje, o Fiat 147 é um verdadeiro clássico de coleção, e existem poucos exemplares em estado de conservação. Por isso, um carro como o Fiat 147 GL 1978/1979, que está conservado e com todas as características originais, é uma raridade para quem quer ter um pedacinho da história automobilística do Brasil.
Fechando a conta
Em 2025, você pode virar o sortudo dono de um dos últimos Fiat 147 GL 1978/1979 em perfeito estado. Com um preço de R$ 59.900, esse carro não é só um simples veículo: ele carrega toda a história, as inovações e revoluções que marcaram a indústria automotiva brasileira. É uma compra que vai agradar tanto os amantes de carros clássicos quanto os colecionadores que valorizam a importância de preservar essa joia da história.
Se você é fã de carros clássicos, essa é a sua chance! Adquira um Fiat 147 novíssimo e adicione uma verdadeira joia à sua coleção. Não fique de fora da oportunidade de ter na sua garagem um dos carros que ajudaram a moldar o mercado automotivo no Brasil!