Se tem um carro que é pura história sobre rodas no Brasil, esse é o Fiat 147. Lançado em 1976, ele foi o primeiro Fiat fabricado aqui e ficou conhecido por suas inovações que mudaram o jogo na indústria automotiva brasileira. O design e a engenharia dele foram tão ágeis que inspiraram muitos modelos que vieram depois, fazendo do 147 um verdadeiro símbolo de modernidade na época.
Fiat 147: O pioneiro das inovações no Brasil
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O Fiat 147 não entrou para a história apenas por ser o primeiro nacional da marca, mas também por ser o primeiro carro do Brasil com motor dianteiro transversal. Isso trouxe vantagens incríveis, como mais espaço interno e mais segurança, já que o motor ficava mais longe de quem estava dentro do carro.
Em 1979, ele bateu mais um recorde: virou o primeiro carro em série do mundo a usar alcohol as fuel, super inovador na época em que o governo incentivava o uso de etanol. O modelo ficou conhecido carinhosamente como “cachacinha”, e isso não é à toa, já que o escapamento soltava um cheirinho bem característico. Definitivamente, o Fiat 147 fez história no Brasil!
A ideia era simples: tomar o lugar do famoso Volkswagen Fusca, que dominava as ruas ao lado de outros rivais como o Volkswagen Brasília and the Chevrolet Chevette. Mas não foi só por isso que o 147 se destacou, ele conquistou muito amor do povo brasileiro e se tornou um dos modelos mais queridos da década de 1970.
Uma pezinho raro no mercado: O Fiat 147 GL 1978/1979 em estado novinho
Agora em 2025, uma oportunidade incrível para os colecionadores e fãs de carros clássicos está surgindo. A HT Imports está vendendo um Fiat 147 GL 1978/1979 em estado de carro novo por R$ 59.900. Este modelo é uma relíquia, totalmente restaurada, mantendo todas as características originais de fábrica, como o motor, a parte elétrica e até mesmo a pintura em bege Dolomiti, que é a mesma usada quando ele foi lançado.
A restauração foi feita com muito carinho e atenção aos detalhes. Por dentro, o Fiat 147 GL exibe os bancos de veludo, super exclusivos da versão GL, com encostos de cabeça que parecem novos. O acabamento interno segue à risca o padrão original, com um painel simples e funcional, mostrando os indicadores de velocidade, combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.
Mas não se engane, esse carro não foi restaurado só para ficar parado em uma vitrine. Ele foi mantido com capa de proteção e usado só em eventos especiais, o que ajuda a manter a condição impecável. O carro vem com placas pretas, manuais originais e todo o histórico de revisões, tornando-se uma oportunidade única para quem deseja adicionar uma peça rara à sua coleção.
A evolução do Fiat 147: De 1976 a 1979
O Fiat 147 passou por várias mudanças desde sua estreia. Em 1978, apenas dois anos depois, o modelo já precisava de uma atualização para se manter no mercado. O modelo original tinha um motor de 1.049 cm³ que entregava apenas 55 cavalos de potência. Para dar um gás, surgiu o Rallye, que trouxe o motor 1.3 (1.297 cm³), muito mais potente e alinhado com as necessidades da época.
O motor 1.3 do Fiat 147 Rallye contava com um carburador Weber de corpo duplo, permitindo um desempenho de 72 cv The 5.800 rpm, com um torque de 10,8 kgfm The 4.000 rpm. Apesar do ganho não ter sido absurdo, a diferença no torque foi vital, tornando o carro mais ágil e divertido de dirigir. Esse passo foi crucial para fortalecer o sucesso do Fiat 147 por aqui.
Em 1979, com um toque de modernidade, o Fiat 147 passou a oferecer motor a álcool, fazendo dele o primeiro carro em série 100% etanol do mundo. Essa versão leve vantagens em termos de power It is torque: 62 cv contra 61 cv da gasolina e um torque de 11,5 kgfm em comparação a 10,8 kgfm. Essa inovação se tornou um marco no Brasil, em sintonia com a política do governo em desenvolver combustíveis renováveis e reduzir a dependência dos fósseis.
O legado do Fiat 147: Um clássico para se colecionar
A produção do Fiat 147 chegou ao fim em 1986, mas o impacto que ele deixou é irresistível. Com o passar dos anos, o Fiat 147 abriu caminho para outros clássicos da Fiat, como o Panorama, o sedã Oggi, o Furgão Fiorino e a Picape City. Seu legado é inegável, sendo o precursor do lançamento do Fiat Uno, que veio para substituir o 147 e dar continuidade ao sucesso da marca por aqui.
Entre 1979 e 1986, mais de 536.000 unidades do Fiat 147 foram vendidas, com as versões a álcool somando 120.516 unidades. Ele foi fundamental para popularizar o uso do etanol nos carros e dar início à era dos veículos flexíveis que dominaram o mercado nacional anos depois.
Hoje, o Fiat 147 é um verdadeiro clássico de coleção, e existem poucos exemplares em estado de conservação. Por isso, um carro como o Fiat 147 GL 1978/1979, que está conservado e com todas as características originais, é uma raridade para quem quer ter um pedacinho da história automobilística do Brasil.
Fechando a conta
Em 2025, você pode virar o sortudo dono de um dos últimos Fiat 147 GL 1978/1979 em perfeito estado. Com um preço de R$ 59.900, esse carro não é só um simples veículo: ele carrega toda a history, to the innovations It is revoluções que marcaram a indústria automotiva brasileira. É uma compra que vai agradar tanto os amantes de carros clássicos quanto os colecionadores que valorizam a importância de preservar essa joia da história.
Se você é fã de carros clássicos, essa é a sua chance! Adquira um Fiat 147 novíssimo e adicione uma verdadeira joia à sua coleção. Não fique de fora da oportunidade de ter na sua garagem um dos carros que ajudaram a moldar o mercado automotivo no Brasil!